O Latim é oriundo da região do Lácio, em Roma, e deu origem às chamadas línguas românicas, entre elas, o nosso querido idioma, o português.
país: O Vaticano
Embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos....
Assim, o português, francês, o espanhol, o italiano, o romeno - e, em menor grau, o inglês - são línguas de origem latina, faladas por 2 a 2,5 bilhões de pessoas na Terra hoje. Além disso, o latim permaneceu como a língua litúrgica oficial da Igreja Católica Romana. O Vaticano tem o latim como idioma oficial até hoje.
A longa decadência do Império Romano do Ocidente, no século 5, marca o início do fim do latim. A partir de então, a língua entrou em um processo de transformação.
Devido ao empoderamento de cada dialeto como uma língua comum, embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos.
As línguas mais parecidas com português
São 6 912 idiomas falados atualmente no mundo, segundo o compêndio Ethnologue. Desses, apenas oito vieram do latim: italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno.
inglês
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras, é considerada atualmente a maior palavra técnica dicionarizada da língua portuguesa.
Com 80 letras, a palavra Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft é a maior da língua alemã.
Os dicionários com mais palavras
Uma pessoa normal conhece passivamente 70 mil palavras. A segunda é que um nativo só usa, ativamente, uma pequena porção dessas palavras quando fala: digamos que entre 10 mil e 15 mil palavras. É importante entendermos a diferença entre o conhecimento passivo e o ativo, se quisermos responder a pergunta de hoje.
O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.
uma pessoa mediana tem um vocabulário de três a quatro mil palavras... uma pessoa mais simples conhece algo em torno de mil a duas mil palavras.
De 3000 a 4000 palavras – Suficiente para ler revistas e jornais fluentemente. Nesse nível avançado você deve ser capaz de manter conversas fluentes e discutir assuntos mais complexos. 8000 palavras – É mais do que qualquer pessoa precisa saber.
uma pessoa que queira atingir um bom nível de fluência e ser capaz de conversar com competência em inglês deverá procurar falar pelo menos 100 palavras por minuto (1,66 palavras por segundo) e estar preparado para entender 160 a 200 palavras por minuto (2,66 palavras por segundo).
Para se ter uma ideia, o serviço de busca Google registrou 13 milhões de palavras distintas em língua inglesa usadas pelo menos 200 vezes em páginas na internet até 2006, enquanto pesquisadores estimam que o tamanho do vocabulário de um adulto com bom nível educacional não ultrapassa 100 mil palavras.
Os dados mostram que mulheres falam uma média de 16.
As mulheres falam, em média, 20 mil palavras por dia, em comparação com meras 7 mil pronunciadas pelos homens, pelo menos segundo um livro de um neuropsiquiatra americano lançado em 2006.
O ser humano possui uma capacidade estimada de fala de 150 palavras por minuto.
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge com mais de 160 mil voluntários concluiu que a velocidade média de digitação em teclados físicos é de 52 palavras por minuto.