Veja a seguir 6 dicas para nunca mais confundir o emprego das duas formas:
Resposta: Letra E - Depois de ter salvado o documento, fiquei mais tranquilo. Explicação: Usos da língua, particípio, forma nominal do verbo.
A forma regular do particípio (com final em –ado ou –ido) deve ser combinada com os auxiliares “ter” ou “haver”, como ilustra este exemplo: “O presidente havia aceitado as manifestações.”৭ মে, ২০১৯
Formas nominais com função de nome Desempenhando função de nome, o infinitivo pode atuar como um substantivo, o particípio pode atuar como um adjetivo e o gerúndio pode atuar como um advérbio.
Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. ... O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
Nas locuções verbais o verbo principal aparece apenas numa das formas nominais: no gerúndio, no infinitivo ou no particípio.
Resposta. Resposta: O que é preciso observar é o acréscimo do verbo auxiliar "estar" ao gerúndio "entrando", para formar a locução verbal "estou entrando". Sem o verbo auxiliar, essa forma nominal "entrando" é um advérbio de modo.
As formas nominais do verbo são:
Formas nominais são aquelas que não apresentam flexão de tempo e modo. Elas desempenham as funções próprias dos nomes (lembramos que nome, em gramática, é o termo utilizado genericamente para os substantivos, adjetivos e advérbios). São elas: infinitivo, gerúndio e particípio.
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal.
O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.