Décima primeira vértebra torácica (T11): Nesse nível, a vértebra T11 começa a lembrar as dimensões e a estrutura de uma vértebra lombar. As facetas articulares para as cabeças das costelas são grandes e visibilizadas primariamente nos pedículos, que são mais espessos e mais fortes em T11 e T12, em relação a T1 a T10.
Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos.
Processo Espinhoso: É a parte do arco ósseo que se situa medialmente e posteriormente. Função: Movimentação. 3. Processo Transverso: São 2 prolongamentos laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina.
São saliências que se destinam a articulação das vértebras entre si; 5-Lâminas: são duas lâminas, uma direita e outra esquerda, que ligam o processo espinhoso ao processo transverso. Função: proteção; 6-Pedículos: são partes mais estreitadas, que ligam o processo transverso ao corpo vertebral.
A coluna também é formada por tecidos moles como músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos, sendo estas estruturas responsáveis pela flexibilidade da coluna vertebral.
As vértebras articulam-se com as costelas, através da estrutura denominada como fóvea ou hemi-fóvea, que podem ser facilmente localizadas no corpo da vértebra, pedículo ou nos processos transversos.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Tem mais depois da publicidade ;) A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
A escoliose lombar é o desvio lateral da coluna que acontece no final da coluna. Ela pode ser chamada de: Escoliose tóraco-lombar: quando o início da curva está entre as vértebras de T12 e S1.