A violência do preconceito, além de produzir o isolamento entre os indivíduos, introduz a desconfiança entre os pares e funciona nos moldes de uma severa autopunição do sentimento de culpabilidade. Sob o preconceito, os indivíduos tornam-se cúmplices do processo social que os engana e violenta.
Preconceito é um julgamento sem conhecimento de causa, ou seja, julgar algo ou alguém sem antes conhecer. Discriminação é o ato de diferenciar, de tratar pessoas de modo diferente por diversos motivos. Já o racismo é uma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica.
O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados nos séculos XX e XXI, causando, diretamente, exclusão, desigualdade social e violência. Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor.
O racismo é uma forma de preconceito e discriminação baseada num termo controverso, que sociologicamente é revisto e do qual a genética também inicia uma revisão: a raça. No século XIX, compreendia-se que a cor da pele e a origem geográfica de indivíduos promoviam uma diferenciação de raças.
O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata, imposto pelos colonizadores portugueses. Uma pesquisa publicada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros consideram que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos.
Racismo é o preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, define o dicionário. No Brasil, essa palavra ganhou forma e cor com a chegada de cerca de 5 milhões de africanos, traficados pelos portugueses entre os séculos 16 e 19.
Como começar uma redação dissertativa
A palavra xenofobia tem origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro.
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
No caso específico do Enem, questões que envolvem o Brasil e seus principais problemas costumam aparecer como tema da redação. Além disso, esse tipo de texto é reconhecido por ter uma estrutura bastante rígida, dividida em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão, conforme se explica a seguir.
Já a Dissertação Argumentativa (sobretudo) se caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”, explica Simone. Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
Faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas). 8) Leve a prova a sério. Não faça piadinhas, brincadeiras, nem seja preconceituoso nas ideias. 9) Seja simples e objetivo.
“Começar a redação com uma pergunta é sempre uma excelente estratégia de introdução. ... E segunda preocupação é: você pode terminar com uma pergunta desde que o seu texto tenha dado condições ao leitor de respondê-la, apresentando discussões e argumentações sobre o tema”, conta a professora.
O artigo de opinião é um texto do gênero argumentativo que tem a intenção de não só expor sua opinião sobre determinado tema mas também convencer o leitor de suas ideias. Eles podem ser escritos em primeira ou terceira pessoa.
O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente.
Antes de começar a escrever um artigo de opinião, é recomendável que o autor leia vários pontos de vista sobre o assunto que será escrito e anote os argumentos que embasem sua opinião. Esses argumentos poderão ser úteis no desenvolvimento do seu ponto de vista.
10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
Frequentemente ignorada, a introdução será o gás inicial que o seu leitor precisará para decidir se deve ou não chegar até o final de seu texto. É ali que ele será fisgado ou sairá de sua página sem nem pensar, caso aquele assunto (apesar do ótimo título) não ser algo que lhe agrade.
Introdução: Na introdução deve-se abordar claramente o assunto do trabalho, o objetivo, bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras. Pode-se também dar uma breve descrição sobre os tópicos do trabalho. Não se deve colocar conclusões na introdução.
Para a ABNT uma introdução correta deve ter: