substantivo feminino Designação comum às plantas (árvores e arbustos) da família das mirtáceas, sendo maioritariamente cultivadas para ornamentação, extração de frutos, extração de madeira, óleos terapêuticos; o fruto que provém dessas árvores. Etimologia (origem da palavra murta). Do latim murta.ae.
As folhas de murta têm ação expetorante e antissética do aparelho respiratório. Além disso, esta planta é adequada para a pele e para as gengivas. A murta (Myrtus communis L.), da família das mirtáceas, é também conhecida por murta-dos-jardins, murteira ou murtinho.
A murta quando é plantada em uma boa terra se torna árvore. ... Deus usou a murta para prefere benção profética para aqueles que o aceita. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.
A faia gosta de temperaturas amenas, vive bem no clima temperado e serve como fonte de alimento para pássaros e roedores. ... A faia é utilizada em projetos ornamentais, na decoração de praças e ambientes bastante abertos.
Comparada a outras madeiras, a Faia é considerada uma madeira firme e macia e lisa. É madeira chave em mesas e cadeiras no mundo todo por sua perfeita elasticidade, facilidade de corte e curvatura. Não solta farpas, por isso muito utilizada em berços, brinquedos e utensílios domésticos.
A murta tem crescimento rápido na juventude. Então se for cultivá-la como cerca-viva, prepare-se para podá-la com frequência nos primeiros anos. Depois terá menos trabalho. Na hora de plantar para formar cerca-viva deixe 1 metro de distância entre as mudas.
O tempo que a cerca leva para crescer e fechar depende da espécie escolhida, do tamanho da muda transplantada e da preparação do terreno, podendo chegar a mais de seis meses.
Passo a Passo Para Criar Uma Cerca Viva
Mas também se pode usar o bambu de diversas maneiras, como em móveis, pisos, revestimentos, proteção contra a erosão, abrigo de vida animal, tubo para condução de água, drenagem e aplicações em utensílios de decoração. Além disso, com o bambu podem ser fabricados papel, tecidos e até combustível.
Como fazer
O bambu tem a fibra longitudinal, portanto para fazer cortes deve se utilizar ou um policorte com disco de cortar ferro ( queima) ou para pequenos cortes uma arco de serra de mão , com o uso de uma serrinha da um bom acabamento. O bambu é um material que não aceita o uso de pregos diretamente, pois racha.
Abundante no Brasil, o bambu devido a sua flexibilidade e facilidade de manuseio permite a produção e dá vida aos mais diversos objetos, como instrumentos musicais, cestos, luminárias, vasos, dentre outras peças.
Além de ser comida de panda, o bambu serve para a alimentação humana (consumo do broto e faz-se aguardente, vinho e cerveja a partir dele), além de ser usado na geração de energia térmica e elétrica e para construir verdadeiras obras-primas da construção civil.
Os bambus em geral preferem umas 8 horas de sol por dia, embora algumas espécies precisem de sombra naquela parte do dia que é mais quente. Se você plantar bambu em uma região mais fria, plante-o em área com sombra parcial, para que quando o inverno chegar ele não sofra muito de desidratação.
respeitar a lua, ou seja, corta-se na lua minguante, e quando ela, lua, não estiver visível no céu. deixar secar à sombra, na própria touceira, até perder as folhas, ai levar e seguir protegendo do sol, até a madeira estar seca.
O bambu, apesar de ser uma planta perene, de crescimento rápido e que se reproduz assexuadamente, apresenta o fenômeno do floresci- mento a intervalos de tempo, que, dependendo da espécie, varia de um a cento e vinte anos (3).
Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para o bambu desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
É importante que as estacas sejam plantadas imediatamente após o corte, pois elas desidratam com facilidade e esse procedimento irá definir o sucesso do plantio das mudas de bambu. Dê preferência a solos arenosos, com bastante espaço para que as mudas se desenvolvam e mantenha o ambiente sempre úmido.
Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. Ao contrário das árvores, todos os bambus têm potencial para crescer a altura total e perímetro em uma única estação de crescimento de 3-4 meses.
Plante o bambu a uma profundidade rasa. Mantenha o caule e a parte de cima da raiz acima do nível do solo para evitar o apodrecimento. Pressione o solo para eliminar bolhas de ar e regue bem a planta. Se o bambu vier com a raiz do tamanho do vaso, corte-a na extremidade do vaso usando uma faca limpa.