TÍTULO I - O JOGO DE TAMBORÉU art. 1º - O tamboréu é esporte jogado por atletas colocados em posições opostas em cada metade da quadra, que é dividida por uma rede. O objetivo de cada jogador é enviar a bola ao campo adversário, por acima da rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que ele faça o mesmo.
O objetivo de cada jogador é arremessar a bola no campo adversário por cima da rede. O equipamento utilizado envolve um aro de madeira de até 26 cm. de diâmetro, coberto por um tampo de compensado, também de madeira. As bolinhas utilizadas são as mesmas do jogo de tênis.
O Quimbol é praticado por duas equipes de quatro pessoas (cada), em quadras de voleibol, utilizando o poste de fixação da rede como limitação de jogo aéreo. O jogo é dividido em quatro tempos de dez minutos cronometrados. A partida termina no quarto tempo com a vitória da equipe que obteve maior número de pontos.
Modalidade lembra peteca, e foi inspirada pela queda das mangas na cidade de Belém. O manbol é um esporte que surgiu no Pará em 2004. Em vez de bola, o criador do esporte usava mangas, e daí surgiu o nome da modalidade – tanto que hoje a bola lembra o formato das mangas de Belém. As regras do jogo são simples.
Rui Hildebrando
Esse é o Manbol, que tem sua origem em 1992, quando o paraense Rui Hildebrando, ainda jovem, chamava os amigos para a brincadeira com a fruta, para um tempo depois, criar o nome para o esporte que é a junção das primeiras sílabas de manga (man) e bola (bol).
arremesso
Hoje o Manbol é praticado em uma quadra (areia, grama ou piso) de 10m x 5m, com a rede a 1,65m de altura, substituindo as frutas por duas bolas ovuladas que conferem uma dinâmica única ao esporte, jogado em categorias individual, duplas, trio e quarteto o esporte desenvolve habilidades físicas como agilidade e ...
10 x 5 m
Cada uma das bolas vale um ponto, sendo acertos de ambos os jogadores durante um rally, resultam na anulação do ponto. Vence a partida o jogador (dupla) que vencer dois sets de doze pontos.
É praticado dentro de uma piscina com 4 m x 8 m x 1,30 (profundidade) com rede (a 2,62 metros de altura para o masculino e 2,40 metros para o feminino), bola específica e postes de sustentação. No biribol, utiliza-se grande parte dos músculos do corpo, proporcionando um bom condicionamento físico.
O Tapembol é disputado em quadra, com seis jogadores/as de cada lado, um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. São utilizadas as mãos para tocar a bola (mão aberta), dando um toque ou dois na bola, de forma alternada e sem segurar, com o objetivo de fazer o gol.
A partida de Tapembol conta com 06 (seis) jogadores em cada equipe, sendo 01 goleiro, 02 defensores, 02 apoios laterais e 01 central. Na reserva são no mínimo 02 e no máximo 06 jogadores.
A alternativa correta para essa questão é a seguinte: Goleiro e defensores.
As equipes são compostas por seis participantes de cada lado sendo classificados como um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. O goleiro é o principal defensor da área e articulador de jogadas.
15x30m 20x40m 12x28m
20x40