Além da alimentação balanceada, com proteínas, vitaminas e minerais, a prática de atividades físicas regulares, como caminhada e outros exercícios, o acompanhamento do peso no mínimo a cada 30 dias e a orientação médica são essenciais para prevenir ou controlar o diabetes gestacional.
Dieta para diabetes gestacional Comer os tipos certos de alimentos em porções saudáveis é uma das melhores maneiras de controlar o açúcar no sangue e evitar o ganho de peso. Os médicos não aconselham perder peso durante a gravidez - o seu corpo está trabalhando duro para fazer o bebê crescer.
A dieta para diabetes gestacional é semelhante à dieta para a diabetes comum, sendo necessário evitar alimentos contendo açúcar e farinha branca, como doces, pães, bolos, salgados e massas.
Café da Manhã – Frutas, podendo ser frescas, congeladas ou secas, iogurte, ovos cozidos, leite, queijo, cereais e nozes. Lanche da Manhã – Pão integral, queijo branco, iogurte, cereais. Almoço – Diversos tipos de vegetais tanto no prato principal quanto na salada, carnes magras como frango ou peixe, ovos.
Tubérculos e raízes. Alguns tubérculos possuem alto índice e carga glicêmica. É o caso da batata, da mandioca e da cenoura cozida. Por isso, quando os portadores de diabetes forem incluir estes alimentos em seus pratos, precisam se organizar.