Resposta: A Emenda Dante de Oliveira foi uma tentativa de introduzir eleições diretas no Brasil (PEC n° 05/1983 do ano de 1983); porém ela foi derrubada pelo Parlamento da época. Como efeito positivo ela desencadeou o movimento de redemocratização do Brasil, que ganharia cada vez mais força.
Recebeu o nome de Emenda Dante de Oliveira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 05/1983, apresentada pelo então Deputado Federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), que tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, através da alteração dos artigos 74 e 148 da Constituição ...
Natural do estado de Mato Grosso, ficou nacionalmente conhecido pela autoria de uma emenda constitucional que levou seu nome, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da república, num movimento que resultou na campanha das Diretas Já.
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre 1983 e 1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso.
Fernando Collor, o primeiro presidente eleito pelo povo, em 1989, envolveu-se em escândalos e foi deposto democraticamente em 1992. Itamar Franco, então vice-presidente, assumiu o poder em 1992, e estabeleceu o Plano Real, que estabilizou a economia.
Lista de presidentes do Brasil
Há 127 anos, o Brasil se tornava uma República Federativa. O novo sistema de governo foi instaurado no dia 15 de novembro de 1889 pelo marechal Deodoro da Fonseca.
A Proclamação da República representou um grande marco para a história do Brasil. O acontecimento foi resultado de um golpe de estado organizado por militares do exército e aliados ao movimento republicano, que pretendiam acabar com a Monarquia vigente no país e implantar uma República Federativa e Presidencialista.
Poderão receber o auxílio emergencial: Ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550); Ter recebido o auxílio emergencial em 2020. Você vai poder através do Portal da Dataprev ou no site da Caixa Econômica Federal consultar se poderá receber o auxílio emergencial 2021.