A queda do muro de Berlim, construído em 1961, representeou o fim da divisão existente entre as Alemanhas e foi um marco do enfraquecimento do socialismo no mundo. ... Ele separou a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental durante mais de 28 anos, desde sua construção em 1961 até a sua derrubada em 1989.
Resposta: O fechamento da fronteira e a construção do Muro de Berlim conseguiram praticamente acabar com o êxodo de cidadãos para a Alemanha Ocidental. Estima-se que, depois do muro, somente cerca de cinco mil alemães orientais conseguiram fugir do país, e, entre 1961 e 1989, 140 pessoas morreram tentando cruzá-lo.
Resposta. Resposta: umas das contribuições foi a multipolarizada ,que acelera a globalização e a concentração de capitais.
As duas grandes consequências da queda do Muro de Berlim foram: Contribuiu para acelerar a queda do bloco comunista. Contribuiu para a reunificação da Alemanha.
As suas grandes consequências foram: Contribuiu para a queda do bloco comunista do leste europeu. A ruína do bloco já estava em andamento e a queda do muro foi mais um elemento nesse processo. Contribuiu decisivamente para a reunificação da Alemanha.
São consequências da queda do muro de Berlim, EXCETO: * A)Abertura do caminho para ao fim do domínio da União Soviética sobre os países do leste da Europa.
Resposta. O Muro de Berlim dividia a cidade de Berlim em socialista e capitalista. Sua queda significou o fim do socialismo e a reunificação do país em questão (Alemanha).
A queda do Muro de Berlim está diretamente relacionado com o enfraquecimento do bloco socialista no leste europeu, no final da década de 1980. Nessa década, a Alemanha Oriental enfrentava uma crise econômica muito forte, e a insatisfação da população com a economia ruim evidenciava as insatisfações políticas.
A 9 de novembro de 1989, caía o muro que foi o símbolo da Guerra Fria. ... A chanceler lembrou que foi a 9 de novembro que os nazistas desencadearam em 1938 a perseguição sistemática contra os judeus. Por isso, afirmou, é preciso "enfrentar o ódio, racismo e o antissemitismo".
Qual dos fatores abaixo não contribuiu diretamente para a queda do Muro de Berlim: a) Crise econômica enfrentada pela Alemanha Oriental. b) Falta de liberdade existente no bloco comunista. c) Eleição de um governo não comunista na Polônia. d) Escolha de Alexander Dubcek como primeiro secretário de PC da Checoslováquia.
Resposta: era a divisão da era socialista da capitalista. Explicação:O. muro de Berlim foi construído durante a Guerra Fria, com o objetivo de impedir o fluxo de pessoas entre a Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista).
13 de agosto de 1961
Milhares de pessoas reuniram-se ao redor do Muro no dia 9 de novembro de 1989 e, então, começaram a colocar o muro abaixo. Um ano depois da queda do Muro, a Alemanha reunificava-se e tornava-se uma só nação novamente, depois de quase 50 anos de separação.