Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.
“São cinco planetas ao todo. Na direção sudoeste, Júpiter e Saturno logo antes de desaparecerem atrás do horizonte. Na direção leste/nordeste, Vênus (um pouco mais alto no céu) e Mercúrio, que surge no horizonte um pouco mais de uma hora antes do nascer do Sol.
Se for fotografar as estrelas, prefira dias de céu mais límpido e esteja longe da poluição luminosa. Para fotografar as estrelas, podemos usar uma lente bem clara em sua maior abertura junto com o ISO mais alto que a câmera permitir sem ficar com excesso de ruído.
Acesse o Google Earth e clique no ícone de um planetinha com um anel na barra superior da tela. Passo 2. Das opções existentes, clique em Lua. Você notará que, além dela, você pode explorar o céu ou Marte também.
copel Visão além do alcance: conheça 5 aplicativos de astronomia
O Sky Map Online permite a visualização do céu com as constelações observáveis em vários lugares do mundo, em tempo real. Google Sky é um recurso do Google Earth para visualizar o espaço. Além disso, o site permite visualizar imagens de satélites da NASA, o Sloan Digital Sky Survey e do Telescópio Hubble.
A observação de satélites é geralmente feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos, já que a maioria dos satélites de órbita terrestre baixa se move muito rapidamente para ser rastreada facilmente por telescópios.
No mesmo site Find Starlink, se você clicar no ícone "Live Map", localizado no topo da página inicial, você será direcionado a um mapa do planeta que mostra as trilhas por onde os satélites Starlink estão passando neste exato momento.
A reportagem testou três pertencentes às cidades: São Paulo, Natal e Porto Alegre. Após alguns segundos, a mensagem "A Starlink planeja cobertura em sua área no fim de 2021.
Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site do projeto Starlink e inserir seu e-mail e endereço de onde o serviço será utilizado. Ao realizar a inscrição, o Canaltech recebeu um e-mail de confirmação, cujas informações mostram que o serviço será disponibilizado no Brasil somente no final de 2021.
A agência espacial europeia (ESA) atualizou, em fevereiro de 2020, um relatório sobre a quantidade de satélites atualmente na órbita da Terra. Eles chegaram ao número de 5.
SpaceX, de Elon Musk, envia 143 satélites de uma vez e quebra recorde.