“A alternância é esperada. Para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial, a aferição da pressão deve ser realizada com o paciente em repouso, sentado, em ambiente tranquilo. Nessas condições, espera-se o estado normal”, explica o cardiologista Gustavo Feitosa, do Serviço de Cardiologia do Hospital Cárdio Pulmonar.
Técnica de aferição: Para dar início a aferição da pressão arterial, o paciente deve estar em repouso por no mínimo três minutos e em um local tranquilo e preferencialmente sem ruídos. A pressão arterial pode ser aferida nas posições sentada, em pé e deitada.
Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há 60-90 minutos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes; e não está com as pernas cruzadas.
O local mais indicado para se aferir a pressão arterial, seja com o parelho manual ou digital, é o braço. Não há preferência pelo braço esquerdo ou direito.
O procedimento para constatar se está calibrado é bem semelhante com o do aneróide, mas o conector é um pouco diferente. É necessário colocar o manguito ao redor de um tubo rígido. Novamente, é preciso chamar um técnico se o aparelho não estiver calibrado.
Melhores Medidores de Pressão de 2021