A lua minguante, assim como a lua cheia, é uma fase em que a pescaria é indicada pois existe luminosidade e movimentação das águas e os peixes estão mais ativos em busca de alimentos, assim, sobem mais à superfície.
Quando pescados com iscas naturais, a dica é usar pedaços de camarões, corruptos, sarnambis e tatuíras. Já quando utilizada isca artificial, o ideal é apostar em metal jigs, shads, camarões artificiais com jig head e jigs de penas, de preferência sempre perto de lajes e ilhas.
Como o piau é um peixe omnívoro, saiba que o tipo de isca é essencial para o sucesso na pescaria. Existem inúmeras receitas diferentes para chamar a atenção da espécie, todavia, a minhoca, a salsicha e um pedaço de carne são suficientes.
O Piau-Três-Pintas habita margens de rios, lagos e florestas inundadas. É um peixe omnívoro, com tendência a carnívoro (principalmente insetos) ou frugívoro (frutos e sementes pequenas), dependendo da oferta de alimentos.
Modo de preparo Deixe a água ferver e adicione as bolinhas. Assim que subirem, em cerca de 3 minutos, estarão no ponto. Escorra em uma peneira, espere esfriar, coloque um pouco de fubá e acondicione em uma vasilha com tampa. A dica é usar uma garrafa de água livre de odores e mantê-la sempre tampada.
A pesca de piau com varinha de bambu é uma das mais tradicionais nos rios brasileiros. A vara de bambu ou telescópia, armada com linha 0,30 a 0,40 mm, empate curto e anzol pequeno fazem o conjunto para essa pesca, em que se pode usar como isca milho, caranguejo, caramujo, minhoca ou massa à base de farinha.
Trata-se das conhecidas Piavas (Sul) ou Piaparas, os Piaus, os Piauçus e os Ferreirinhas ou Piaus Flamengo. Há ainda outros nomes de espécies do gênero Leporinus no Brasil, mas com uma frequência menor. Então resolvemos falar destes 4 que são muito importantes para a pesca nacional.
Enquanto nas laterais do piau há três pintas pretas, nas do piapara existem de três a cinco manchas mais escuras em forma de faixa. O piapara ainda possui nadadeiras ventrais, pélvicas, anal e caudal amareladas, mesma cor presente na parte inferior da cabeça do piauçu.
Acesse os links abaixo e confira as espécies mais conhecidas de peixes de água doce do Brasil: