Síntese: Objetividade no quer se dizer ou escrever, ou seja, consiste em você pegar um todo e transforma-lo em algo menor buscando destacar em seu conteúdo somente o que se interessa(pontos principais). Análise: Como o nome já diz, consiste em analisar algo, e a partir dai tirar sua própria conclusão.
A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese. Do conflito entre tese e antítese surge a síntese, situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse choque.
Segundo seria a Antítese – um pensamento diferente da tese, uma ideia contrária. Terceiro seria a Síntese – uma conclusão da tese com a antítese, ou seja, após o debate de ideias chegaria a uma conclusão resumida, no entanto, essa síntese passa a ser uma nova tese para uma dialética.
Platão utilizava a forma dialógica para exprimir suas ideias. ... Além disso, a palavra “dialética” tem vários sentidos, ora mais próximo da palavra diálogo, ora se distanciando. Temos a dialética como método de divisão; a dialética como lógica do provável; a dialética como lógica; e a dialética como síntese dos opostos.