EQST

Como Fazer Uma Boa Raço Para Equinos?

Como fazer uma boa ração para equinos?

A ração já deve ter cerca de 15% de proteína bruta com 3 a 5% de extrato etéreo. A quantidade já deve ser no mínimo 0,9% do peso vivo, podendo chegar a 1,2% no início da lactação. Isto, para uma égua de 500 kg de peso vivo, um mínimo de 4,5 kg de ração e um máximo de 6 kg diários, sempre divididos em 2 a 3 refeições.

Como fazer comida para cavalo?

Calcule a necessidade diária total (em forragem e concentrada). Ela fica entre 1,5 e 3% do peso corporal do animal, mas em média é de 2,5%. Use a seguinte equação para determinar quanto você deve dar a seu cavalo todo dia: peso corporal / 100 x 2,5 = ração diária total.

Qual ração para cavalo?

O volumoso (capim ou feno) é a base da alimentação dos equinos e é responsável por fornecer a maior quantidade de nutrientes da dieta. A ração e o sal mineral irão complementar os nutrientes necessários diariamente, e por isso, quanto pior a qualidade do volumoso, maior a dependência de nutrientes da ração.

Como tratar de um cavalo de vaquejada?

No quesito nutrição, é de suma importância proporcionar aos cavalos de vaquejada uma dieta balanceada, sem exagero nem carência de nutrientes. Tudo deve ser equilibrado - água, sal mineral, concentrados e volumosos. Dessa forma, os equinos estarão prontos para a prática desse esporte.

Qual a alimentação de um potro?

Os potros devem ficar em pastagens de boa qualidade, e podem também receber feno de alfafa. A ração comercial ainda precisa ser específica para potros até que os animais completem 18 meses de idade, sendo fornecida de 1,2 a 1,5% do peso vivo por dia, sendo dividido em dois ou três tratos ao dia.

O que dar de alimento para um potro Recém-nascido?

Para facilitar a aceitação, costuma-se cobrir o recém-nascido com urina, leite ou fluidos placentários da égua. Nos três primeiros meses de vida, o potro não consegue processar alimentos sólidos. Por isso, ele deve consumir apenas leite. A partir do quarto mês de vida, com o desmame, ele JÁ pode comer volumoso e ração.

Como alimentar Potro órfão?

Em geral, a ama de leite aceita o potro em 24 horas. Outra boa alternativa são os sucedâneos do leite de égua - como o leite de vaca ou cabra. Para isso, o criador deve diluir duas partes do leite para uma parte de água mais 2% de dextrose. O animal pode ser alimentado tanto em mamadeira como em balde.

O que cavalo não pode comer?

Vegetais crucíferos como é exemplo o repolho, brócolos, couve-flor, couve e couve de bruxelas, não devem ser fornecidos aos cavalos devido à produção de gás associada à ingestão destes alimentos. 11.

Pode dar milho para o cavalo?

Da mesma forma que a alfafa é a leguminosa mais empregada na alimentação dos cavalos, o milho é o cereal mais consumido por esses animais, aliás, não só por cavalos, mas por aves e muito outros animais. ... Apesar disso, o milho também é bastante consumido pelos eqüinos, sem que seja triturado.

O que provoca Colica em cavalos?

O cavalo é um dos animais mais susceptíveis a alteração na rotina ambiental ou alimentar. Situações em que existe privação de água, estresse devido ao transporte, alimentação de má qualidade, entre outros, podem levar a ocorrência da Síndrome Cólica. O controle da dor do animal deve ser primordial nestas situações.

Pode dar ureia para cavalo?

A ureia não deve ser fornecida a bezerros, cavalos, bovinos famintos ou animais doentes. E não pode ser molhada no cocho. ... A mistura foi balanceada para consumo de 1g/kg de peso vivo (um animal de 350 kg deve consumir 350 g / dia).

Qual o efeito do Potenay no cavalo?

Como tônico reconstituinte e estimulante durante os períodos de gestação e lactação. Para aumentar o tônus muscular e estimular o sistema circulatório, notadamente após manejo dos animais, vacinações, tratamentos, etc, assim como aumentar o rendimento energético dos animais em atividades desportivas.

Para que serve a ADE?

O ADE é um medicamento injetável de uso veterinário composto por um óleo contendo vitaminas A, D e E para combater carências dessas vitaminas e prevenir infecções nos animais. ... Embora o ADE seja uma combinação de vitaminas, ele não é indicado para uso humano e não pode ser considerado um anabolizante.

Como aplicar ADE em carneiro?

Dosagem e Via de Administração: O ADE VALLÉE pode ser utilizado por via intramuscular e subcutânea em bovinos, suínos, ovinos e caprinos. As dosagens para cada uma das espécies são: Bovinos: Bezerros: 1 mL para cada 50 kg de peso vivo, repetindo a cada 30 dias.

Pode dar ADE para cachorro?

Pequenos animais: Cães pequeno porte: 0,3 a 0,5 ml dose única; cães grande porte: 1 a 2 ml em dose única. Coelhos reprodutores: 0,5 ml de 90 em 90 dias. Alterações na posologia e modo de usar, a critério do médico veterinário.