Entre as várias justificativas encontradas em favor do Golpe da Maioridade, os liberais afirmavam que a chegada de Dom Pedro II ao poder seria uma forma de se garantir a contenção dos vários movimentos, revoltas e crises que ameaçaram a unidade do território brasileiro.
Foi um momento da história brasileira que marca o fim do período regencial e o início do Segundo Reinado. Esse golpe teve como principal objetivo dar o poder para Dom Pedro II para que esse, inexperiente, atendesse aos interesses liberais.
O Golpe da Maioridade foi realizado com o objetivo de antecipar a assunção de Pedro II ao trono. Políticos liberais arquitetaram um movimento defendendo a antecipação da maioridade de Dom Pedro II, com a intenção de apoiar sua chegada ao governo.
Pedro II, também referida na História do Brasil como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal e pôs fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado para declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos.
É de consequência e causa a relação entre o golpe da maioridade e as revoltas no Brasil, visto que as diversas revoltas durante o Período Regencial acabaram forçando as autoridades do Império a aprovarem a ascensão de D. ... Pedro II como imperador do Brasil e gerou uma estabilidade política que durou várias décadas.