Descida, insinuação, extensão, rotação interna, flexão, rotação externa e expulsão são, respectivamente, os mecanismos de adaptação do feto.
Um bebê normalmente encaixa na 36ª semana de gravidez, ainda que esse encaixe possa ocorrer depois ou só no momento do trabalho de parto.
Para saber se o bebê encaixou, o médico pode fazer uma palpação do abdômen, para verificar se a cabeça começou a encaixar. Se três ou quatro quintos da cabeça se sentirem acima do osso púbico, o bebê não está encaixado, mas se se sentir apenas um quinto, significa que o bebê já está profundamente encaixado.
A cólica na gravidez é normal, principalmente no início da gestação devido a adaptação do corpo da mãe ao crescimento do bebê e também no final da gravidez, por volta das 37 semanas de gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.
Sintomas Comuns No Oitavo Mês De Gravidez
Ao fim do oitavo mês, ou seja, na 32ª semana, o bebê já apresenta aspecto bem semelhante ao que terá ao nascer, com o corpo bem proporcional. Por causa da diminuição do espaço do útero, e em virtude do seu crescimento, os movimentos passam a ser menos frequentes, mas se manifestam com mais força.
Nessa fase, é importante que a mamãe ingira alimentos ricos nas vitaminas C e A, além de ferro, ácido fólico, fósforo e também de cálcio. Também devem ser acrescentados à dieta da gestante alimentos para o intestino não ficar preguiçoso. Inclua frutas, verduras e cereais por serem ricos em fibras.
Quando o bebê começa a se mexer? Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8ª semana de gravidez, mas, o seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.
Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer. Isso acontece quando ele se encaixa na região pélvica da mãe, geralmente nos dias que antecedem a data prevista para o parto, segundo Werner Júnior.
Em algumas pessoas é normal verificar a pulsação no abdome ou na base do pescoço, acima do osso esterno. Com 26 anos você não está na faixa etária em que os aneurismas de aorta são mais frequentes. Porém existem algumas doenças que predispõem a aneurismas em jovens.
9 principais sintomas de mioma uterino