Os vírus foram descobertos em 1892 por Dimitri Iwanowsky, biólogo russo que trabalhava com uma doença da planta de fumo. Ele percebeu que o agente causador dessa doença devia ser um organismo tão pequeno que não podia ser visto ao microscópio óptico - e atravessava filtros finíssimos.
Capsíde ou capsídeo é o invólucro de origem proteica dos vírus formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.
A descoberta dos vírus tem início em 1883, quando Adolf Mayer (cientista alemão) trabalhava com plantas de tabaco. A doença é conhecida como mosaico do tabaco. - Mayer percebeu que podia transmitir a doença de uma planta para outra ao pulverizar seiva extraída de plantas doentes em plantas sadias.
O principio da vacina baseia-se na capacidade do organismo de reagir a agentes patogênicos (bactérias, vírus) produzindo anticorpos específicos para combater cada tipo desses agentes.
ESTRUTURA DO VÍRUS Todos os vírus contêm um genoma de ácidos nuclêicos (RNA ou DNA) e uma capa protêica protetora (chamada capsídio). O genoma de ácido nuclêico mais a capa protêica protetora é chamado de nucleocapsídio que tem uma simetria icosaédrica, helicoidal ou complexa. Vírus podem ou não ter um envelope.
O número de partículas infecciosas presentes numa suspensão viral pode ser determinado por titulação. A titulação consiste em infectar uma série de culturas celulares com alíquotas de diluições sucessivas dessa suspensão viral.
UNIDADE FORMADORA DE PLACA (=PFU) Uma medida da infectividade de partículas virais. Uma unidade formadora de placa é equivalente a uma partícula viral infecciosa.
Tem mais depois da publicidade ;) - Biossíntese: É a etapa em que o material genético do vírus é duplicado através da transcrição e tradução pela célula infectada. Para que isso ocorra, é necessário que a célula hospedeira interrompa a síntese de suas próprias proteínas.
A palavra "vírus", do latim, significa toxina, fluido venenoso. O “vírion” corresponde a partícula viral quando ela se encontra fora da célula hospedeira. O termo “vírus de computador” surgiu por analogia ao vírus biológico marcado por sua característica parasitária.