Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.
Na face súpero-lateral identificamos os quatro lobos do telencéfalo (frontal, parietal, temporal e occipital). Dois grandes sulcos são visíveis: sulco central e sulco lateral. Sulco central (“sulco de Rolando”): separa os lobos frontal e parietal. Inicia-se na face medial do telencéfalo, terminando no sulco lateral.
O telencéfalo inclui, entre outros, o lobo frontal (azul), parietal (amarelo), temporal (verde) e occipital (rosa). O cerebelo (branco) não faz parte do telencéfalo. O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário.
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na porção anterior do III ventrículo.
(A) Hipotalamo; cérebro; cerebelo.
O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos:
A superfície do telencéfalo não é lisa, mas pregueada em giros ou circunvoluções cerebrais. Os giros cerebrais são delimitados por sulcos. Sulcos mais profundos são denominados fissuras. O lobo da ínsula somente pode ser visualizado com o afastamento das bordas da fissura lateral ou em secções do cérebro.
O corpo caloso tem como função estabelecer uma conexão entre os hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, permitindo a transmissão de informações entre eles.
Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro. Anatômicos quer dizer que estão normais, então pode ficar tranquilo.
A mais importante são as muitas circunvoluções na superfície cerebral. As fendas chamam-se sulcos e as saliências, giros. Os sulcos particularmente profundos podem ainda ser chamados de fissuras.
É a área motora da fala. No lado direito está envolvido com o ritmo e entonação da fala. Os giros frontais superior e médio respondem por diversas funções. A porção mais anterior desses giros é denominada de área pré-frontal, relacionada com funções como atenção, iniciativa e comportamento social.
Os giros consistem em dobramentos que existem no córtex cerebral, local de processamento dos neurônios responsáveis pelas memórias, pensamentos, linguagens e percepção. O giro pré-central situa-se entre os sulcos central e pré-central. É o responsável pela função motora principal do cérebro.
O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato. Ainda nestes encontra-se o Cortex Motor e o Cortex Pré-frontal.
O lóbulo frontal é o maior dos quatro lóbulos do cérebro humano e é ficado situado na parte dianteira do sulcus central. Há diversos processos que são pensados para se derivar do lóbulo frontal que inclui o planeamento e a motivação comportáveis.
O lobo frontal se encontra na parte mais anterior do encéfalo, mais precisamente ocupando todo o córtex cerebral a partir do sulco central. ... A outra área seria o córtex pré-frontal, encarregado dos processos executivos, da tomada de decisões e de diferentes aspectos relacionados com a regulação das emoções.
Lesões no córtex pré-frontal resultam em deficits de memória e atenção com variáveis níveis de recuperação, observados em cada indivíduo. As informações da pesquisa de Bradley Voytek mostram que o processo cognitivo associado ao córtex pré-frontal é mais plástico do que se pensava e é propenso à recuperação.
Resposta. Resposta: c) O que é útil agora?
A maturação do cérebro é caracterizada por eventos progressivos e regressivos, e essas mudanças estão relacionadas a modificações observadas no nível comportamental. No entanto, até o momento, essas relações foram classificadas por meio de correlações.
Quais sinais indicam a ocorrência de um AVE no córtex associativo pré-frontal? Problemas com a comunicação, compreensão do espaço e direcionamento da atenção. Alterações da personalidade e alterações emocionais. Perda das funções executivas e do pensamento divergente.
Parece simples, mas requer um trabalho intenso do nosso cérebro realizar todas essas tarefas diariamente. O centro das funções executivas do nosso cérebro é o lobo frontal, que compreende o córtex pré-frontal, o maior responsável pela nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais.
O circuito orbitofrontal é responsável pelo controle do comportamento conforme o contexto, ou seja, pela supressão de comportamentos inadequados.