As contusões são lesões causadas por trauma direto de objeto sobre o corpo, sem que isto cause ferida na pele. É a lesão traumática mais frequente nas atividades esportivas e tem na superfície e nas quedas sua causa mais comum.
Para prevenir lesões não existe estratégia melhor do que o fortalecimento muscular, estabilização articular, treinamento de flexibilidade e correta prescrição de carga e repouso. Portanto, você vai precisar de um profissional de educação física.
Se você é um atleta ativo e corre todos os dias, deve se exercitar e fortalecer a musculatura, principalmente de membros inferiores, abdômen e os paravertebrais (que sustentam a coluna) para proteger as articulações do tornozelo, joelho, quadril e coluna. Assim, conseguirá prevenir a ocorrência de lesões.
Como prevenir as possíveis lesões?
Músculos fortes ajudam a minimizar o impacto nas articulações durante a corrida e diminuem o risco de lesão nos joelhos, no tornozelo e no quadril e na lombar, áreas que costumam sofrer mais com o esporte. Portanto, faça musculação, treino funcional ou pilates ao menos duas vezes por semana.
Veja agora 8 dicas importantes para evitar lesões durante os exercícios físicos
Como prevenir estas lesões “Tentar fazer atividades aeróbicas durante a semana pra ganho de condicionamento cardiovascular, fortalecimento muscular, alongamento muscular antes e após dos exercícios e aquecimento antes da prática esportiva. Também é muito importante a adequada hidratação”, aconselha.
Assim, algumas estratégias que podem ajudar a aliviar a dor depois da corrida incluem:
Cuidado redobrado nas corridas à noite e nas descidas em locais úmidos ou durante a chuva. Mantenha os pés sempre limpos e secos. Pequenos grãos de sujeira (terra, areia) pode provocar grandes lesões de pele. Recupere-se entre os treinos de corrida, o descanso faz parte de um bom programa de treinamento.
Porém pessoas com idade avançada também podem desenvolver a lesão do tendão patelar. O grupo de maior risco continua sendo os atletas como jogadores de futebol, halterofilistas, saltadores como jogadores de vôlei e basquete e, praticantes de corrida.
Causado pelo esgotamento muscular e a falta de absorção de impactos acumulativos, as fraturas de estresse são fissuras microscópicas dos ossos, muito comum nos ossos da perna fêmur e tíbia e nos ossos do pé, como calcâneo.
De acordo com o também ortopedista Lucas Mortati, qualquer esporte pode provocar a tendinite, desde o basquete até a simples caminhada. “Quando o paciente é acometido por tal enfermidade, devemos afastá-lo da atividade desencadeante de seus sintomas.
A produção e secreção de hormônios tireoidianos (T3 e T4), responsáveis por controlar o metabolismo energético, aumenta com a corrida, o que a torna extremamente benéfica para quem busca o controle do metabolismo e o aumento da eficiência do gasto energético. O impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos ossos.
Na vigência de osteoporose, deve-se procurar um reumatologista. Quais as principais doenças ósseas, como tratá-las e evitá-las? As principais doenças ósseas são osteoporose e osteoartrose. A osteoporose deve ser tratada com uso de bisfosfonatos, reposição de cálcio e vitamina D.
Benefícios da caminhada e da corrida para o corpo e a mente
Segundo a nutricionista, açaí e abacate podem ser boas escolhas de frutas para dar mais energia ao organismo. Iogurte desnatado, misturado com chia, linhaça e frutas secas também pode ajudar no preparo para a caminhada. Acrescentar mel ao iogurte deixa a opção mais doce e ajuda a evitar a perda de massa muscular.