Josephine Garis-Cochrane
Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão “piá de prédio”, a intenção é pejorativa; significa que o indivíduo é mimado. Pila: é como os curitibanos se referem a dinheiro.
Significado de pia: Gíria usada no nordeste, que quer dizer "Olhe, Nossa, "Dã"
Que sotaque o que? Curitibanos acreditam que não tem sotaque, mas tem e muito. Diga para um Curitibano falar leiTE quenTE que você vai perceber rapidinho. Ao contrário do que muitos pensam é diferente do sotaque gaúcho e catarinense.
Muita gente que nasceu em Curitiba ou mora aqui há vários anos já ouviu aquela velha frase: o curitibano é frio, tímido, não gosta de fazer amizades. E o que não faltam são motivos para isso: aspectos como o clima, a colonização e a geografia estão entre os mais populares para justificar a tal “rabugice” do povo daqui.
Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba? Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana! “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena.
Curitibanês em 31 palavras, aprenda o dialeto de Curitiba
Aqui em Curitiba chamamos estojo de "PENAL".
O Gentílico de Curitiba é Curitibano. Sua população no ano de 2010 era de 1.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.
4- Por que Curitiba é a ”Cidade Sorriso”? ... A verdade é que o apelido de “Cidade Sorriso” foi dado à Curitiba em 1929 pelo jornalista e caricaturista sergipano Hermes Fontes, quando visitava a capital. Essa denominação foi muito utilizada na década de 80 e está um pouco em desuso nos dias de hoje.
Curitiba foi capital da república entre os dias 24 e 27 de março de 1969, na época em que vigorava a ditadura militar, que ocorreu por uma questão propagandística, visto que a cidade era uma das capitais brasileiras que não fizeram oposição ao regime.