Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
i·ma·nen·te te.
Imanência: Característica do que faz parte da essência de alguma coisa em oposição à existência (imaginária ou fictícia). Transcendência: Caráter do que está fora do alcance de nossa ação ou até de nosso pensamento.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude.
Deus imanente é aquele que pode ser encontrado dentro de sua criação. Quando supomos que Deus criou o mundo e se encontra presente nele, ele é imanente. Agora, se ele criou o mundo e está acima dele, e ele é superior a sua criação, o Deus é transcendente.
É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material. Se relaciona com a crença na existência de um Deus transcendente, como acredita a Gnose.
Deus é um ser ilimitado, pois está acima de tudo, até mesmo do tempo, que vence tudo, até mesmo um aglomerado de galáxias no universo, que um dia será destruída. Então se um Ser criou algo que vence qualquer coisa em todo o universo, então esse Ser é ilimitado em poder, força, sabedoria, etc. Sendo ele então Infinito.
Significado de Ilimitado adjetivo Que não possui limite(s); que é infinito ou infindável. Que tende a não possuir limite: um conhecimento ilimitado. Que não se consegue calcular; que não pode ser avaliado.
Alguns atributos divinos:
Na Teologia Ele tem sido definido através de atributos como a onisciência, a onipotência, a onipresença, a suprema bondade, a sagrada modéstia, o sublime desvelo, Ser transcendente, eterno e desprovido de corpo, de quem nasce toda a moral.
Explicação: É muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e conseguentemente com tradições e hábitos diversificados. O problema e que muitos não respeitam as religiões aleias. Não a fato de positivo ou negativo nas diversas ideias de transcendentes ,cada um com sua opinião ou fato.
Deus é Onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, mas segundo a nossa concepção monoteísta, não pode ser confundido com todas as coisas, já que Deus é um Ser Único e indivisível, ou seja não pode ser dividido e confundido com as coisas criadas. Além disso, Deus é onisciente e onipotente.
Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo. ... Deus foi concebido como pessoal ou impessoal. No pensamento monoteísta, Deus é o Ser Supremo e principal foco de fé.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes. ...
Identidade legitimadora: introduzida pelas instituições da sociedade no intuito de expandir e racionalizar sua dominação em relação aos atores sociais“; Identidade de resistência: criado por atores que se encontram em posições/condições desvalorizadas e/ou estigmatizadas pela lógica da dominação.
A Identidade Brasileira é um conceito que tenta unificar critérios de identificação e pertencimento comuns entre os cidadãos brasileiros. Essa tarefa é bastante desafiadora se levarmos em conta os elementos culturais, históricos e sociais que compõem a nação.