EQST

Quais So Os Rgos Do Sentindo?

Quais são os órgãos do sentindo?

Órgãos do sentido - Visão, audição, tato, olfato e paladar.

Quais são os órgãos dos sentidos que se localizam na cabeça e por quais sentidos eles são responsáveis e como funcionam esses órgãos?

Visão- responsável por mandar informações vistas ao cérebro; Audição- ouvir os ruídos e ondas sonoras; Olfato- Sentir o cheiro ou odor das coisas em geral; Paladar- Sentir o sabor dos alimentos.

O que é Transtorno do Processamento Auditivo Central?

O Transtorno do Processamento Auditivo é uma dificuldade em lidar com as informações auditivas. A maioria das pessoas que possui problemas de processamento auditivo tem audição normal, ou seja, não apresentam perda auditiva.

Quais os principais comportamentos que o aluno com distúrbio do processamento auditivo pode apresentar em sala de aula?

As causas e o diagnóstico do DPAC

  • Dificuldade de memorização em atividades diárias;
  • Dificuldades acadêmicas para ler e escrever;
  • Fadiga atencional em aulas ou palestras;
  • Troca de letras na fala ou escrita;
  • Demora em compreender o que foi dito;
  • Dificuldades em compreender informações em ambientes ruidosos;

O que causa o transtorno do processamento auditivo?

As causas são variáveis e muitas vezes incertas. As mais frequentes são genéticas, por otites de repetição, traumatismo craniano, lesões cerebrais e envelhecimento natural do cérebro. O DPAC pode atingir pessoas de qualquer idade e sexo, mas são mais comuns em crianças e idosos.

Como ocorre o processamento auditivo?

Processamento auditivo refere-se à forma pela qual o Sistema Auditivo Central analisa e interpreta os sons que ouvimos. Todos os sons que ouvimos, para que sejam compreendidos, devem ser traduzidos pelo nosso cérebro.

Como tratar Transtorno de Processamento Auditivo Central?

Sim. A intervenção fonoaudiológica é eficaz no déficit do processamento auditivo central, por meio de programas baseados no treinamento auditivo e na melhora do sinal acústico, além do emprego de estratégias, cognitivas e metacognitivas, os quais promoverão a plasticidade e a reorganização cortical.