Algumas substâncias podem atravesssar a membrana plasmática livremente, sem gasto de energia. Esse processo é denominado de Transporte Passivo. Ele ocorre porque o fluxo do soluto segue o seu gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado. Ou seja, a favor do gradiente de concentração.
A difusão é um processo que ocorre na célula quando esta é colocada em um meio com diferente concentração de soluto. Sem que haja consumo de energia pela célula (transporte passivo), o soluto migra da região mais concentrada para a menos concentrada.
A difusão simples é um modo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, do meio mais concentrado para onde há a concentração mais baixa da substância. Na difusão facilitada, ocorre o mesmo processo, entretanto, há o auxílio das permeases para a entrada da substância nas células.
Transporte Passivo: Sem gasto de ATP. O fluxo do soluto segue o seu gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado. Ou seja, a favor do gradiente de concentração. Transporte Ativo: Com gasto de ATP.
Resposta. A difusão facilitada é o processo de transporte de íons de moléculas pela membrana plasmática, de um meio mais concentrado para o menos concentrado, sem gasto de energia.
Resposta. A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários realizam a sua alimentação. Também é realizada pelos leucócitos, ao encontrar materiais estranhos no organismo. Ela consiste no englobamento de partículas pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula.
Osmose é movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração.
A osmose reversa ou inversa é um processo de separação de substâncias através de uma membrana que retém o soluto. Nesse caso, o solvente flui do meio mais concentrado para o menos concentrado e isola-se do soluto, por uma membrana que permite a sua passagem.
Na osmose reversa, a água não tratada, como a água salgada, flui através de uma membrana semipermeável e filtros de carbono. O sistema funciona usando uma bomba de alta pressão para aumentar a pressão e forçar a água através da membrana semipermeável, deixando para trás os sais dissolvidos.
Resposta. A osmose inversa ou osmose reversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. ... As partículas retidas são solutos de baixa massa molecular como sais ou moléculas orgânicas simples.
Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso. As partículas sólidas ficarão retidas no reservatório, enquanto a água evaporada, já sem os sais minerais, será captada por um sistema que a resfriará e fará com que ela volte ao estado líquido.
A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa. Um dos maiores problemas que ameaçam a vida humana é a falta de água potável.
Dessalinizar custa de duas a três vezes mais do que submeter a água doce ao tratamento convencional. A outra dificuldade é levar a água até regiões distantes do oceano. Depois de dessalinizar a água, seria necessário bombeá-la por longas distâncias para chegar às populações.
Olá, Sabemos que a água doce que bebemos existe em muita menor quantidade do que a água salgada, equipamentos para a dessalinização começam a ser possíveis. O sal acaba sendo um grão extremamente fino, onde a sua dissociação da água torna-se quase impossível, e por isso a dessalinização acaba sendo algo muito caro.
A dessalinização da água pode ser realizada por meio de dois métodos convencionais: a destilação térmica ou a osmose reversa. A destilação térmica procura imitar o ciclo natural da chuva.
A dessalinização da água do mar e de águas salobras é comum em países desérticos ou com pouca disponibilidade de água potável, como no Oriente Médio e na África. Mas o seu uso não se restringe a esses locais e já está bastante difundido no mundo.
A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.