Diplópodes. Um representante desse grupo é o piolho-de-cobra, conhecido também como embuá ou gongolo. O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos.
Os diplópodes apresentam dois pares de patas por segmentos, e seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Os quilópodes possuem apenas um par de patas e corpo dividido em cabeça e tronco.
Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em duas partes: abdômen e cefalotórax. Possuem quatro pares de patas, não tem antenas, possuem desenvolvimento direto ou indireto. Já os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.
Um inseto é um pequeno animal desprovido de esqueleto interior, provido de três pares de patas articuladas com o tórax e que respira por traquéias. Já os aracnídeos são classe de artrópodes desprovidos de antenas, com quatro pares de patas ambulatórias.
Resposta. A diferença está na classe e também na estrutura física. Aranhas estão classificadas no grupo dos aracnídeos e as borboletas no grupo dos insetos. Podem ou não ter asas, aí é de cada um.