Popular e amplamente consumida na forma de chá, a erva cidreira é conhecida por seus efeitos calmantes e sedativos. Mas, além disso, é muito utilizada para os casos de desconfortos estomacais e indigestão, já que muitas vezes essas ocorrências estão relacionadas ao estresse.
Coloque a água e as folhas de hortelã e de erva cidreira numa panela e leve ao fogo alto para ferver. Quando ferver, apague o fogo e coe o chá. Deixe esfriar e adoce a gosto. Guarde na geladeira até servir.
Os efeitos colaterais do chá de erva-cidreira são riscos possíveis quando há a ingestão excessiva da bebida. De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
É muito confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde. A planta é utilizada na indústria cosmética, em óleo essencial, na culinária em forma de chá e como ornamentação. O capim-cidreira é uma planta que se adapta muito bem em qualquer ambiente.
A erva-cidreira (nome científico: Melissa officinalis), também conhecida popularmente como erva-cidreira verdadeira, ou apenas por melissa, é uma planta perene herbácea da família da menta /hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis). ... O chá tem aroma e sabor agradáveis e ação calmante, além de aliviar o quadro de espasmos suaves.
Por ser muito parecida com o capim-limão ou erva-cidreira, deve-se ter cuidado para não confundir estas plantas, que podem ser diferenciadas, facilmente, pelo cheiro. O capim-limão tem um cheiro adocicado que lembra o limão, enquanto a citronela tem um cheiro muito forte, que lembra desinfectante.
O capim-limão (capim-cidreira) possui um aroma que lembra o limão e também a erva cidreira, e esse aroma é bastante suave. Já a citronela possui um aroma mais intenso, e que à primeira vista lembra muito o eucalipto.
Como muitas outras especiarias com aroma de limão, o cidró é usado para dar sabor a sopas, ensopados de peixe e aves. Sua principal aplicação no entanto é como aromatizador de doces, sobremesas e bebidas. Esta planta tem forte afinidade com frutas frescas, pois enfatiza e reforça o aroma natural das mesmas.
A água floral de citronela tem efeito repelente contra mosquitos e borrachudos, sendo muito utilizada como aromatizante em perfumes, velas, incensos, desinfetantes e também é útil na aromaterapia. ... É um repelente natural e cicatrizante de picadas de insetos.
Benefícios da citronela
- Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nos braços e nas pernas. - Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos. - As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizadas em difusores elétricos.
Veja como utilizar:
Prepare uma quantidade que cubra todas as folhas que estão no frasco, nenhum pedaço de citronela pode ficar fora da água com álcool porque apodrece....Você vai precisar de:
Basta aplicar algumas gotinhas em ralos, banheiros e vasos sanitários para deixar os ambientes com aroma de frescor e cheirinho de limpeza. MODO DE USAR: Dilua 10 gotas do Aromatizante de Ambientes Concentrado Citronela para cada litro de água. Agite bem e aplique no ambiente desejado.
Raio x
Por ser uma planta de clima quente e úmido é recomendável molhá-la todos os dias, de forma que o solo não fique nunca completamente seco. Lembre-se apenas de não encharcá-lo, pois o excesso de água é extremamente prejudicial à espécie, favorecendo a aparição de doenças.
Os principais cuidados para mantê-la em um vaso são: Água: A planta deve ser molhada apenas quando o solo do vaso estiver seco. Uma dica valiosa é esperar mais um dia antes de regar a planta ao perceber que o vaso está ficando seco. E atenção: pratinho com água sob o vaso nem pensar!
Como fazer:
Não há restrições para uso em crianças, pessoas de pele sensível ou animais. Borrifar um pouco de hidrolato de citronela na coleira de animaizinhos de estimação afasta pulgas, carrapatos e mosquitos.
O limão natural é uma boa opção como repelente caseiro para cachorro não urinar ou defecar em casa. Depois de limpar a região, faça um suco de limão de 100 mililitro, misture com 50 mililitros de água e uma colher de bicarbonato. Em seguida, pulverize essa solução nas áreas e deixe atuando pelo menos 30 minutos.
Cansada de atolar o pé em cocôs de cachorro na porta de casa toda manhã, ela apelou para uma tática que considera altamente eficaz para espantar a cachorrada: destampou o vidro de conserva e "temperou" a calçada com pimenta. "Funciona que é uma beleza", afirma a auxiliar de enfermagem.
Sendo assim, ao se questionar qual cheiro espanta cachorro, o vinagre seria a melhor resposta. O amigão peludo irá repensar antes de fazer suas necessidades no lugar errado outra vez. Outro motivo por que o uso do vinagre na limpeza funciona tem a ver com o ácido acético em sua composição.
A boa notícia é que os portões – e também grades, portas, janelas e demais estruturas de ferro e aço – podem ser protegidos com a Galvanização a Frio, fácil de aplicar em casa com pincel, rolo ou na versão aerossol.
Vinagre: os peludos não são muito fãs de cheiros cítricos. Por isso, se você está buscando um cheiro que o cachorro não suporta, o vinagre é uma ótima opção! Muito comum como repelente, o uso do vinagre para cachorro não urinar em determinado local costuma ser eficiente.