A LER (lesão por esforço repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, tocar piano, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço, fazer crochê, entre tantos outros.
Prevenção é importante sempre Ritmos excessivos, postura rígida ou tensa, ausência de pausas, são contribuições para o surgimento das LER/DORT. Para prevenir, o profissional recomenda: – Adequação ergonômica do ambiente de trabalho e atividades do dia a dia. – Intercalar atividades.
A soma dos dois forma o paradigma biomecânico, que busca correlacionar as lesões a quatro fatores: carga de trabalho, esforço repetitivo, posturas inadequadas e vibração. Quanto mais fatores estiverem presentes na tarefa desempenhada, mais riscos existem de desenvolver a doença.
Fatores de risco: Repetitividade de movimentos; Esforço e força repetitivos; Posturas inadequadas; Choques e impactos; Vibração; Pressão mecânica; Frio; Fatores organizacionais (ritmo de trabalho acelerado, jornada prolongada, pressão no trabalho...); Fatores ergonômicos.
bater os pés no chão ou em algum objeto próximo. girar objetos ou girar em volta do próprio corpo. cruzar e descruzar as pernas muitas vezes. fazer sons repetitivos ou repetir sílabas sem parar.