As pinturas do romantismo se caracterizam por dar ênfase aos sentimentos do artista além de seguir por caminhos como o nacionalismo, a natureza, a imaginação entre outros. A pintura do Romantismo é oposta a pintura do Neoclassicismo e seu surgimento pode ser registrado como tendo acontecido no século XIX.
Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas. Veja algumas tendências e seus principais temas: * Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.
Morreu jovem, com 20 anos de idade, e deixou poesias, uma peça de teatro (Macário) e uma novela (Noite na taverna), entre outros textos, publicados após a sua morte. Suas obras são caracterizadas pelo subjetivismo, pessimismo, escapismo, morbidez, além da idealização do amor e da mulher.
Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. ... Sua obra Poesias é considerada o marco da segunda geração do Romantismo brasileiro, rompendo definitivamente com a tradição literária vigente ao abordar temas como o mistério, a morte, o sonho, a loucura e a degradação.