As Abordagens Pedagógicas para Educação Física têm por objetivo deixar que as aulas de Educação Física deixem de ter um enfoque apenas ligado ao aprender a fazer, mas incluem uma intervenção planejada do professor quanto ao conhecimento que explique o que está por trás do fazer, além dos valores e atitudes envolvidos ...
A psicomotricidade procura entender a relação do corpo com o meio, e considera que as atividades físicas em geral não possuem apenas benefícios fisiológicos, mas também psicomotores. ... Dessa forma, a educação física escolar, a partir de uma abordagem psicomotora, contribui para a formação do indivíduo em sua totalidade.
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
“Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
A psicomotricidade na educação física vem enfatizar a importância da educação do corpo para o desenvolvimento integral do ser humano. A educação psicomotora trabalha na prevenção de dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, lateralidade, socialização, entre outras.
Conheça quais são as áreas psicomotoras
A psicomotricidade entende o movimento como algo significativo e intencional, uma manifestação humana de expressão própria. Nesse sentido, a psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.
A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil A Psicomotricidade na Educação, sobretudo na etapa infantil, contribui ativamente com a formação dos esquemas corporais, estimulando a prática dos movimentos ao longo das fases. Tais estímulos são propostos através de atividades lúdicas e divertidas.
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.
O trabalho da educação psicomotora é indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança. Na escola, os professores, devem propiciar oportunidades para que, através de jogos e atividades lúdicas, o aluno possa se conscientizar de seu corpo.
O que acontece quando a Psicomotricidade não é desenvolvida de maneira eficaz? A falta de estímulos à Psicomotricidade acarreta sérias consequências ao desenvolvimento da criança. Uma das questões, de acordo com especialistas da Rede de Ensino APOGEU, é a lateralidade pouco trabalhada nos alunos.
Psicomotricidade e educação Educadores, médicos e psicólogos defendem que a técnica seja utilizada nas instituições de ensino para auxiliar o desenvolvimento infantil. O psicomotricista é o profissional especializado nesse campo e habilitado a desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico.
Profissão psicomotricista: salário e carreira na área de PSICOMOTRICIDADE