Bacia Amazônica, Bacia Tocantins-Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.
A localização e os principais rios das bacias hidrográficas brasileiras mais importantes.
Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
Conheça a diferença entre bacia hidrográfica e rede hidrográfica. Rede hidrográfica - É o conjunto de rios de uma bacia. Bacia hidrográfica - É a rede hidrográfica e também a sua área de captação de água.
Região hidrográfica é a área de terra e de mar composta por uma ou mais bacias hidrográficas contíguas e pelas águas subterrâneas e costeiras que lhes estão associadas.
Bacia hidrográfica: conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes. Rede de drenagem: sistemas naturais ou artificiais capazes de drenar a água superficial, proveniente das chuvas, são compostos de canais conectados entre si.
Uma rede de drenagem, conforme o nome pode adiantar, serve para drenar a água da chuva e evitar alagamentos nas cidades. A rede é construída geralmente com manilhas de concreto e é usada para levar a água coletada para os rios ou córregos da cidade.
Sua função é receber as águas pluviais que correm pelas sarjetas e conduzi-las à rede coletora. De acordo com a necessidade de dimensionamento, podem ser simples, múltiplas e equipadas com grelhas pré-moldadas de concreto ou de ferro fundido dúctil.
Na Exorreica é quando o rio ou Lagoa deságua no mar. Não temos um nenhum exemplo de drenagem Endorreica no Brasil, pois todas as bacias aqui deságuam no mar. Na Exorreica o maior e melhor exemplo é o Rio Amazonas!
O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorreica: O rio corre para dentro do continente. Exorreica: O rio corre para fora do continente. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.
Algumas cirurgias exigem a necessidade da colocação de drenos para facilitar o esvaziamento do ar e líquidos (sangue, secreções) acumulados na cavidade. Dreno pode ser definido como um objeto de forma variada, produzido em materiais diversos, cuja finalidade é manter a saída de líquido de uma cavidade para o exterior.