Com a chegada da professora Anne Sullivan à sua casa, quando Helen Keller tinha pouco menos de sete anos, seu mundo transformou-se: aprendeu a manifestar – através das palavras, até então desconhecidas – seus desejos, seus sentimentos, entendeu regras, aprendeu a criar.
Resposta: O esforço de sua mente em procurar se comunicar com o exterior teve como resultado o afloramento de uma inteligência excepcional, considerada a maior vitória individual da história da educação. Ela foi uma educadora, escritora e advogada de cegos.
Já as pessoas que nascem surdas-mudas, para terem os seus raciocínios estimulados, diferente do que muita gente imagina, podem ter raciocínio e uma mentalidade produtiva mesmo sem a possibilidade de 'ouvir' mesmo dentro dos pensamentos internos, podem compreender as coisas através da linguagem dos sinais.
Pedagogicamente, delimita-se como cego aquele que tem somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão e precisa aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão; e como possuidor de baixa visão aquele que lê tipos impressos ampliados ou com o auxílio ...