Podemos afirmar que a principal diferença entre cromoplastos e leucoplastos está relacionada a cor e a função dessas células. Sabemos que os cromoplasto são organelas presentes nas células dos vegetais e também das algas, sendo rico em clorofila, que por sua vez é um tipo de pigmento responsável pela cor verde.
Os cloroplastos são um tipo de plastos, organelas citoplasmáticas presentes nas células das plantas e algas. ... Existem 2 tipos de plastos: os leucoplastos que são incolores e armazenam amido e os cromoplastos cuja cor é determinada pelo pigmento que possuem, são eles que colorem folhas, frutas e flores.
Os cloroplastos são organelas que fazem parte de um grupo conhecido como plastídios. Essas organelas são envoltas por duas membranas lipoproteicas e possuem internamente uma rede de membranas complexas. ... No caso dos cloroplastos, o pigmento encontrado em maior quantidade é a clorofila, um pigmento verde.
O mais conhecido desses pigmentos é a clorofila, sendo a substância responsável por dar a cor verde a algumas algas e folhas de plantas. A clorofila é um pigmento fotossintetizante que absorve a luz principalmente nos comprimentos de onda azul e violeta, além de vermelho.
Os pigmentos fotossintetizantes são substâncias presentes nos cloroplastos de seres autotróficos. ... Os diferentes pigmentos (clorofilas e carotenoides) absorvem diferentes comprimentos de onda da luz solar, que é a principal fonte de energia do planeta. -Clorofila a: Participa diretamente das reações luminosas.
Toda essa diversidade de colorações é resultado da presença de um grupo de moléculas chamadas pigmentos, que podem ser encontrados dentro das células vegetais (ou seja, nas plantas!), em organelas denominadas vacúolos e plastos (é como se fossem órgãos!). ...
Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).