Os principais fatores dos microrganismos que influenciam a adesão bacteriana são a carga elétrica de sua membrana, a hidrofilia e a capacidade de interação com proteínas do hospedeiro. A carga elétrica da superfície bacteriana varia com a espécie, com as condições do meio e com a composição de sua membrana.
É o processo da bactéria se aderir nas células e nos tecidos do organismo. As estruturas de superfície das bactérias, chamadas adesinas, que determinam a capacidade de adesão dela. As adesinas precisam interagir com os receptores de membrana ou proteínas da matriz extracelular para que haja adesão.
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
As bactéria se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células de novas filhas. ... Por meio da reprodução assexuada uma bactéria passa a nova combinação de genes às gerações seguintes.
Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, no qual uma célula, denominada célula-mãe, origina duas ou quatro células-filhas, contendo, essas, toda a informação genética de sua espécie. ... No entanto, esse complexo organismo foi gerado a partir de uma única célula denominada célula ovo.
Diante de condições favoráveis, cientistas apresentam um tempo de multiplicação de vinte minutos. Sendo assim, em cinco horas, nota-se quinze multiplicações, portanto, trinta bactérias são geradas.