W é o trabalho de uma força, definido em Joules; FR é a força resultante aplicada sobre o corpo; d é o deslocamento feito pelo corpo enquanto a força F estava sendo aplicada sobre ele.
Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que:
Trabalho é a medida da energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Em Física, trabalho é normalmente representado por W(que vem do inglês work) ou mais usadamente a letra grega tau .
A força que não realiza trabalho é a centrípeta, pois é perpendicular ao movimento. Assim, a alternativa correta é a letra c.
Forças conservativas são aquelas que realizam um trabalho independentemente do caminho escolhido entre dois pontos distintos. O trabalho (τ) é a grandeza que determina o quanto de energia foi transferida ou retirada de um corpo. Sua definição é feita pelo produto da força aplicada sobre o corpo e o deslocamento.
Verificado por especialistas A energia não tem definição exata, mas está relacionada com o trabalho e o calor. Entretanto, massas, cargas elétricas, temperaturas, distâncias e até mesmo forças não são energia.
T = F . Quando o deslocamento acontece no mesmo sentido da componente da força que atua no deslocamento, o trabalho é motor.
Sabemos também que quando um corpo se move com velocidade constante sua aceleração é igual a zero, sendo assim, temos que a força resultante que age sobre este corpo (ou objeto) também é igual a zero. O que podemos concluir dessas afirmações é que o trabalho realizado pelas forças, que atuam no corpo, é zero.
O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo. Consideremos um corpo sobre uma superfície plana e horizontal, como mostra a figura acima. Suponhamos que esse corpo possua massa m e velocidade .
, então dizemos que essa força realizou trabalho. O trabalho realizado por uma força sobre um objeto é igual ao produto do módulo da força pelo deslocamento sofrido pelo objeto na direção da força. Nenhum trabalho é realizado a menos que o objeto se mova. entre a força e deslocamento.
Trabalho realizado por uma força constante nada mais é do que o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, em que as duas possuem módulo, direção e sentido, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força F pelo deslocamento d.
Explicação: Se 0° ≤ θ