Primeira República: Canudos e Contestado Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
B)O que significa dizer que contestado e canudos uniram " a mística e a revolta"? Tanto contestado quanto canudos tiveram lideres messiânicos, profetas, que ao mesmo tempo que pregavam a revolta pregavam o evangelho.
Resposta. somente foi possível devido a algumas condições objetivas como a concentração fundiária, a miséria dos camponeses e a prática do coronelismo, e por condições subjetivas como a forte religiosidade popular e a ignorância.
O Messianismo político é a crença de que uma determinada figura histórica, como João Conselheiro ou o Monge João Maria, seriam iluminadas por Deus, de modo que toda uma ordem social, política e econômica se organiza ao redor destas figuras.
Movimentos messiânicos ou messianismo podem ser caracterizados por movimentos sociais que tem uma grande motivação religiosa, e geralmente, os líderes desses movimentos são vistos como um Deus ou um enviado de Deus na terra.
Causas da Guerra do Contestado
Causas. O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.
O monge José Maria pregava que a República era o regime político do “fim dos tempos” e defendia o retorno do Império, considerado por ele o “governo de Deus”. Sendo assim, ele e seus seguidores tomaram territórios e fundaram comunidades autônomas, que pregavam a liberdade e a igualdade, sob desígnios religiosos.
Por que a guerra do contestado foi chamada assim ??? Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
A Guerra do Contestado começou com um líder considerado santo — o monge José Maria — e terminou com outro tido como o próprio diabo — Adeodato Ramos.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de Santa ...
Resposta. Sim pois foi uma guerra ente Santa Catarina e Paraná por um pedaço de terra que ficava entre as duas.
A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916. ... Os camponeses haviam sido contratados para a construção de uma Estrada de Ferro, mas, com o término da obra, foram demitidos e expulsos da região do Contestado.
25 mil pessoas