Os dentes mais comumente impactados são os terceiros molares maxilares e mandibulares (os “sisos”), pelo fato de serem os últimos a irromper, com consequente falta de espaço para erupção. De forma geral, todo dente incluso/impactado deve ser removido, a menos que a remoção seja contraindicada.
Dente incluso ou impactado é aquele elemento dentário que, apesar de totalmente desenvolvido, não conseguiu erupcionar no período adequado. Os dentes não erupcionam principalmente devido a falta de espaço na arcada dentária.
Dente do siso incluso Por vezes, o siso fica como um dente incluso ou semi-incluso. Isto ocorre quando não se verifica a natural erupção do siso, ficando o dente impactado e torto, ou mesmo retido dentro do osso maxilar.
Dente irrompido é a mesma coisa que incluso, ou seja, são dentes que ainda não “nasceram”. Normalmente, ele está preso na gengiva e por conta do apinhamento ou da falta de espaço no osso, ele não consegue irromper.
Essa inflamação é conhecida como pericoronarite e apresenta os seguintes sintomas:
De acordo com a especialista, a cirurgia de extração dentária não é a melhor solução para tratar um dente siso inflamado. “Na grande maioria dos casos, é necessário que o profissional prescreva medicamentos previamente à cirurgia. Isso porque, a presença de inflamação não obriga a extração do siso.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
5 dicas para aliviar a dor do dente siso
Chá de erva-cidreira Com propriedades calmantes, a erva-cidreira é uma planta medicinal capaz de aliviar as fortes dores de dente. Ao contrário dos casos anteriores, a infusão com a planta deve ser usada em um bochecho, e não para ingerir.
4 Remédios naturais para dor de dente. A dor de dente pode ser aliviada por meio de alguns remédios caseiros, que podem ser utilizados enquanto se espera pela consulta com o dentista, como o chá de hortelã, fazer bochechos com eucalipto ou o a erva-cidreira, por exemplo.
Água morna e sal para aliviar a dor de dente A água morna acalma e drena a área inflamada. A solução ajuda a retirar restos de alimentos e diminui ou, até mesmo, elimina a sensação dolorosa. O sal é o agente que vai enfraquecer a infecção.
Posologia: uso externo - meio pacote (10g) para 250ml de água, na forma de infusão (verter água quente sobre o chá e tapar). Usar na forma de bochecho, gargarejo ou aplicação local 2 a 4 vezes ao dia. Em uso odontológico usar após escovação dos dentes.
✓Modo de usar: Decocção: 1 colher de sobremesa do rizoma fresco em 150mL de água, ferver por 2 a 3 minutos. Fazer bochechos três vezes ao dia. MALVA (Malva sylvestris L.)
Para preparar o chá, basta colocar 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e coar. Este chá pode-se beber cerca de 3 vezes ao dia.
Água morna com sal A água morna com sal é um excelente antisséptico natural e fácil de preparar em casa, que pode ser usado quando se desconfia de uma infecção no dente.