O que unia as cidades gregas eram fatores como a língua, a religião e a proximidade territorial. Os gregos uniam-se para a pratica dos jogos olímpicos, dos quais participaram diversas Cidades Gregas. Na Grécia antiga, as Olimpíadas era um festival religioso para honrar a Zeus.
Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. ... Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.
A religião grega era politeísta, acreditava em muitos deuses, e colocava estes deuses em um panteão, onde ocupavam uma "ordem", de modo que existia toda uma hierarquia de criaturas divinas, semi-divinas e de natureza não-humana.
Atenas
A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...
Em Esparta os cidadãos (com direitos políticos) eram os Esparciatas ou Espartanos (descendentes dos dórios e militares), e os excluídos eram os Periecos (homens livres sem direitos) e os Hilotas (servos do Estado).
Resposta. * O cidadão ateniense, estava mais preocupado com o comércio e termos intelectuais. * No entanto, os espartanos se preocupavam com as guerras e com o treinamento desde à infância de suas crianças.