São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Esses pronomes eliminam a preposição. ... Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”.
Verbo intransitivo é o verbo que não precisa de complemento. Quando se lê: Ele nasceu, já foi entendida a ação do sujeito, portanto temos um verbo intransitivo.
Resposta. Resposta: verbo transitivo direto Provocar a existência de; fazer com que alguma coisa seja construída a partir do nada: algumas religiões afirmam que Deus criou o mundo.
Predicação Verbal é a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
O verbo “morrer”, por exemplo, é, costumeiramente, classificado como intransitivo; mas “O dicionário prático de regência verbal”, de Celso Pedro Luft, lembra que o mesmo verbo pode ser transitivo. É o caso de frases como: “Ele morre por você!”. Nesse caso, quem morre, morre por alguém.
O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).
Resposta. O verbo achar, por sua vez, pode surgir como: Transitivo directo – achei um tesouro; Acho que estás enganado. Transitivo directo + predicativo do complemento directo – acho-o capaz de fazer o trabalho.
Resposta. Resposta: C) Verbo transitivo indireto.