EQST

Quais As Contas Que Fazem Parte Do Ativo Circulante?

Quais as contas que fazem parte do ativo circulante? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?

  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

O que compoe o ativo total?

O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo e permanente, também chamado de não circulante. A definição de ativo na contabilidade é o conjunto de bens e direitos da organização.

O que compoe o passivo total?

Passivo total é o resultado de todas as obrigações (dívidas ou gastos) de uma empresa somadas ao patrimônio líquido da mesma. Ou seja, ele representa todos os recursos utilizados para que essa firma se financie.

Como calcular o total de ativos?

  1. Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
  2. Ativo = Patrimônio Líquido.
  3. Ativo = Passivo.
  4. Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo.

O que é ativo circulante e ativo permanente?

O ativo permanente é o contrário do ativo circulante, ele representa aqueles cujo valor dificilmente será convertido em dinheiro. O grupo de contas do ativo permanente é dividido em: Investimento (Exemplo: participações em outras empresas) Imobilizado (Exemplo: prédios, terrenos, maquinário)

Como calcular o endividamento oneroso?

O método consiste em somar todo o passivo da empresa (de curto e longo prazo) e dividir pelo total do ativo (curto e longo prazo). Em seguida, o resultado dessa divisão deve ser multiplicado por 100.

O que é o passivo oneroso?

Conceito utilizado somente para instituições financeiras e que engloba a soma de todos passivos que acarretam uma despesa financeira para a instituição. O custo financeiro total desses passivos reflete a despesa de intermediação financeira, e está incluído na receita bruta de intermediação financeira.

Como fazer análise do índice de endividamento?

O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.