A soma dos ângulos externos de qualquer polígono regular é 360º. Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.
Resposta. A soma dos ângulos externos de um polígono regular é 360º. O eneágono tem 9 lados. Logo, o ângulo externo de um eneágono é 40º.
Como o pentágono é regular, cada um de seus ângulos internos mede 108°. Assim sendo, cada um de seus ângulos externos medirá 72°.
(2) Como o pentágono é regular, os seus cinco ângulos internos têm a mesma medida, logo, ficou fácil determinar a medida em graus de cada ângulo interno; basta dividir 540∘ por 5: 540∘5=108∘. Assim, a medida em graus de cada ângulo interno de um pentágono regular é 108∘.
Resposta. Resposta: a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo , Independente do seu formato, tamanho e ângulos , Sempre é igual a 180 . 08.
A soma dos ângulos α, β e δ é 180º; A soma dos ângulos β e θ é 180º; É verdade que α + δ = θ; O valor de β é 30º; O valor de α é 94º; A conclusão que podemos chegar é o ângulo externo é igual à soma dos ângulos internos do triângulo não adjacentes a ele.
Essa propriedade garante que em qualquer triângulo, a soma das medidas dos três ângulos internos é igual a 180 graus. Para verificar essa afirmação, considere um triângulo ABC qualquer. Considere ainda uma reta r, passando pelo ponto A e paralela ao lado (essa reta sempre existe e é única!).