Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o império ateniense. O Partenon sobreviveu como local dedicado a Atena por cerca de mil anos.
A palavra Partenonsignifica "a sala da virgem", e o objetivo de tal edifício era prestar uma homenagem à deusa Atena. De acordo com estudos realizados, o templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro.
O significado de "bárbaro" na Atenas Clássica era basicamente a denominação para qualquer indivíduo ou povo que não fosse grego, de modo que normalmente possuía sentido pejorativo, isto é, visão negativa sobre os estrangeiros.
O Partenon é considerado uma obra de grande pureza e perfeição. As belas proporções da estrutura derivam da razão 9:4, um ideal matemático que encampa as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros.
Nos frontões a decoração possuia uma temática diferente: a este, a dos gigantes, e a oeste, a das amazonas. A decoração esculpida deste templo é um verdadeiro hino à beleza e à harmonia. Um dos seus mais famosos relevos é a "Niké desapertando a Sandália".
A Sudeste do Partenon, mais precisamente no bairro histórico de Makrygiannis, está o Novo Museu da Acrópole. Inaugurado em 2009 - o primeiro foi fundado em 1878 -, o museu abriga boa parte dos tesouros encontrados na colina rochosa de Atenas.
Partenon
447 a.C.
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio. ... Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.
2.
Perséfone