Os vacúolos digestórios são responsáveis pela digestão intracelular e surgem do processo de endocitose, no qual o alimento é capturado pela célula e forma o pinossomo ou fagossomo, que nada mais é do que um vacúolo com alimento em seu interior.
Os vacúolos digestivos são originados a partir da fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos. Em seu interior, as substâncias englobadas pelas células através da fagocitose ou pinocitose são digeridas a partir das enzimas lisossômicas.
Nas células animais, os vacúolos são raros e não têm nenhum nome específico. Contudo, as células do tecido adiposo (os adipócitos) possuem vacúolos repletos de gordura, que servem como reserva energética. ... Sua função é digerir as estruturas da própria célula para reaproveitá-las.
As dineínas, ao contrário das cinesinas movem no sentido axonal retrógrado de um microtúbulo. ... Cada cílio contém no seu interior filamentos de microtúbulos. A função do cílio é mover fluidos sobre as células ou mover as células sobre fluidos, a fim de captura de alimentos ou locomoção.
O fuso acromático tem como principal função separar os cromossomos durante a divisão mitótica, assegurando sua distribuição equitativa (i.e. mesmo número de cromossomos) nas células-filhas. ... As cromátides-irmãs que compõem cada cromossomo são então separadas durante a anáfase, e puxadas em direção aos polos da célula.
Prófase - Fase de início (pro = antes) Organiza-se em torno do núcleo um conjunto de fibras (nada mais são do que microtúbulos) originadas a partir dos centrossomos, constituindo o chamado fuso de divisão (ou fuso mitótico).
As fibras do fuso são estruturas proteicas que se formam no centro das células em mitose, elas irão se separar, cada grupo indo para um lado oposto ao outro, puxando uma metade dos cromossomos envolvidos.
Resposta. A estrutura celular responsável pela formação do fuso mitótico é o cito esqueleto.
Resposta. Resposta: O fuso mitótico ou fuso acromático.
Significado de Áster substantivo masculino Nome científico de um grande grupo de flores vistosas. Mais de 200 variedades são cultivadas na América do Norte e um pouco menos na Europa, na Ásia e na América do Sul. Seu nome provém do grego aster, que significa estrela.
Podemos afirmar que o que caracteriza a anáfase é a divisão do centrômero e o evento maraca o seu inicio é o encurtamentos dos microtúbulos do fuso . Sob esse aspecto, podemos ainda ressaltar que a anafáse pode ser definida como sendo uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase.
Cariocinese: à divisão do núcleo celular. Consiste na última fase da mitose, que é o processo pelo qual o material genético de uma célula se divide entre duas células-filhas. citocinese: é a divisão do citoplasma e da célula toda.