Equações com matrizes – Equações envolvendo matrizes
Como determinar x e y de uma matriz?
Para calcular o produto entre as matrizes, devemos ter em conta algumas regras: Para que seja possível calcular o produto entre duas matrizes, é primordial que o n seja igual ao p (n=p). Ou seja, o número de colunas da primeira matriz (n) tem que ser igual ao número de linhas (p) da segunda matriz.
Podemos construir uma matriz de acordo com uma lei de formação baseada em situações variadas. Por exemplo, vamos construir uma matriz de ordem 3 x 3, seguindo a orientação aij = 3i + 2j. Vamos escrever a matriz B dada por (aij)4x4, de modo que i + j, se i = j e i – j, se i ≠ j.
Agora vamos ver um exemplo em que a ordem das matrizes seja diferente. Então, a multiplicação entre essas duas matrizes só é possível porque o número de colunas de A é igual ao número de linhas em B, como mostra a definição.
algoritmo de Strassen
A multiplicação de uma matriz por um número real funciona da seguinte forma: considerando uma matriz qualquer C de ordem mxn e um número real qualquer p. Quando multiplicamos o número real p pela matriz C encontraremos como produto outra matriz p.C de ordem mxn e seus elementos é o produto de p por cada elemento de C.
Então, o resultado do produto das duas matrizes é o seguuinte: 3) Qual o resultado do produto entre o número real e a matriz a seguir? Multiplicar um número real por uma matriz é simples, basta multiplicar este número por todos os elementos da matriz, e o sinal deve obedecer as propriedades da multiplicação.
O resultado dessa multiplicação é uma matriz C, ou seja, A x B = C. É certo dizer que a matriz C tem a) 16 elementos.
O resultado da multiplicação de dois números é chamado produto. Ao lado da adição, da divisão e da subtração, a multiplicação é uma das quatro operações fundamentais da aritmética. Os números sendo multiplicados são chamados de coeficientes ou operandos, e individualmente de multiplicando e multiplicador.
O determinante de uma matriz de ordem 2 é calculado fazendo a multiplicação dos elementos da diagonal principal e subtraindo pela multiplicação dos elementos da diagonal secundária.