O silogismo tem em Aristóteles sua manifestação e utilidade. Aristóteles apresenta o silogismo como sendo uma conexão de ideias, um raciocínio construindo com bases lógicas sendo a conclusão deduzida das premissas. Um argumento dedutivo formado por duas premissas e uma conclusão.
Tradicionalmente a lógica foi considerada um portal de acesso ao estudo da filosofia e das ciências. Faz sentido. Discutir e argumentar faz parte do debate sobre qualquer questão. ... As ciências foram construídas usando procedimentos lógicos e o método científico pode ser visto como lógica aplicada.
O direito se impõe as pessoas como bastião de justiça através da argumentação que é o instrumento utilizado para fundamentar as decisões jurídicas e dessa forma convencer e persuadir a sociedade de que tais decisões são legais e justas.
De acordo com esse modelo lógico-formal, o Direito, ou mais especificamente, o raciocínio jurídico, seria construído a partir de normas que se vinculam por inferência lógica, de sorte que seria possível fazer-se um encadeamento racional das normas, desde uma norma geral e abstrata, de hierarquia superior e na qual se ...
“A lógica jurídica é o conjunto de técnicas de raciocínio que permitem ao julgador conciliar, em cada caso, o respeito ao direito e a aceitabilidade da solução encontrada.