- Eu vim tarde. - Eu vim acompanhada. Vir é a forma correta usada em locução verbal. É o termo usado em frases que fazem referência à 2ª pessoa do singular (tu/você) e 3ª pessoa do plural (eles).
O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.
O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.
O verbo vir tem o sentido de trazer algo ou alguém de um determinado lugar para o lugar em que estamos, chegar, permanecer. E, quando conjugado no futuro do presente do indicativo, na 3ª pessoa do plural, é virão.
A forma certa como se escreve a palavra é estarão, com -ão. Então, o certo é sempre escrevermos este vocábulo com a terminação -ão, de acordo com a gramática portuguesa.
Porvir é um substantivo masculino que significa futuro, o que ainda está por vir ou acontecer. Alguns sinônimos de porvir podem ser futuro e posteridade.
advérbio Em tempos antigos, que aconteceu no passado; antigamente: lembro-me dos tempos de outrora.
No passado; situado em tempos antigos; antigamente: agora mais que dantes, sentiam a fortaleza do país. Relacionado com um momento anterior; anteriormente.
Resposta. Significado denotativo é quando esta no sentido literal a palavra Dantes. conotativo sentido figurado, no a palavra "Dantes" esta se referindo ao sentido figurado de ser viuva, e no denotativo por causa do significado da frase "viuva".
Brandiu vem do verbo brandir. O mesmo que: agitou, vibrou, acenou, arremessou.
Brandido vem do verbo brandir. O mesmo que: agitado, vibrado, acenado, arremessado.