ENSINO FUNDAMENTAL
Não se pode relegar a análise normativa apenas à verificação lógico-formal, pois, como signo que é, manifesta-se em três dimensões: a sintática, a semântica e a pragmática.
A dimensão linguística e do sistema de signos representa todos os entendimentos individuais sobre como a língua escrita funciona como um veículo para a comunicação. O letramento, segundo Kucer (2015), depende de sistemas linguísticos como o grafofonêmico, a sintaxe, a semântica, a estrutura do texto e o gênero.
A dimensão semântica de um signo diz respeito à relação entre o signo e seu objeto, e, portanto, diz respeito à segunda tricotomia estabelecida por Peirce, a qual é baseada na categoria fundamental da secundidade. ... O Objeto (ou Meio) é o modo como o signo se refere àquilo que ele representa.
adjetivo Capaz de transcender, que transcende, ultrapassa ou excede, indo além do normal; transcendente.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras.
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
Os aspectos éticos fundamentais neste item é a caracterização de que não haverá discriminação na seleção dos indivíduos nem a exposição a riscos desnecessários aos indivíduos. Com relação ao método, devem ser descritas as técnicas, os procedimentos, os equipamentos e materiais necessários.
A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo: Respeito pelas pessoas. Beneficência. Justiça.
A pesquisa científica é a base de quase todo o conhecimento humano. É justamente para tentar evitar resultados deste tipo que a reflexão ética se impõe como necessidade nas instituições ligadas à ciência. ...
A maioria dos participantes da pesquisa (52,5%) considera a ética em pesquisa uma ciência interdisciplinar que se ocupa da proteção de todos os envolvidos em pesquisa com seres vivos, mas muitos deles também mencionam a ética em pesquisa como algo que possui um papel orientador da ciência, que vai além da técnica com o ...
O principal objetivo dos comitês de ética é proteger os participantes das pesquisas. Segundo a professora Lêda, o Brasil é um dos países que tem as mais rígidas legislações sobre a pesquisa envolvendo seres humanos. ... “O Comitê de Ética não analisa projetos em que a coleta de dados já tenha sido iniciada”, reforça.
O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. ... O CEP, ao emitir parecer independente e consistente, contribui ainda para o processo educativo dos pesquisadores, da instituição e dos próprios membros do comitê.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com função pública, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no ...