Os pigmentos naturais estão amplamente distribuídos ao nosso redor. Estão nas cores que enxergamos em diferentes frutas e vegetais que conhecemos, como a cenoura, acerola e kiwi; nas folhas das diversas árvores em uma floresta; nas rosas, orquídeas e amores-perfeitos do nosso jardim.
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água.
São eles o β-caroteno, a zeaxantina, a cantaxantina e a astaxantina. Os flavonóides englobam uma classe muito importante de pigmentos natu- rais encontrados com grande frequência na natureza, unicamente em vegetais.
Os pigmentos vegetais podem ser classificados em três principais categorias: carotenoides, clorofilas e flavonoides.
Como misturar tintas de parede para criar cores novas
Para fazer as cores, siga os seguintes procedimentos:
Misture outras cores. Não importa se você está usando aquarela seca ou à base d'água, é possível fazer diferentes tons de rosa com um pouco de roxo ou amarelo, ou apenas diluindo o vermelho em água, sem acrescentar branco. Experimente até chegar no tom desejado. Sem misturar o branco, você obterá um rosa padrão.
Podemos dizer que para obter o preto devemos misturar as seguintes cores de tinta: vermelha, azul e. amarela.
As cores complementares são azul e laranja, vermelho e verde, e amarelo e roxo. Mesclar qualquer um desses pares criará tonalidades de marrom levemente distintas umas das outras. Mude a quantidade de luz ou sombra em sua tinta marrom. Acrescente branco ou preto para clarear ou escurecer a tinta.
Por exemplo:
Faça uma mistura com partes iguais de cada cor. Use o pincel para juntar porções iguais de vermelho, amarelo e azul. Limpe o pincel num copo com água após misturar as tintas. O resultado será a base para o tom de pele. Neste estágio, a mistura será um pouco escura.