Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.
Clitellata
Anelídeo
Clitellata
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. ... Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas.
Principais características das minhocas São animais subterrâneos e vivem enterradas, escavando galerias e canais. Seu principal alimento são os restos vegetais, que é ingerido com grandes quantidades de terra. Possuem hábito alimentar detritivo, isto é, se alimenta de detritos de várias origens.
O sistema respiratório das minhocas terrestres é pouco aperfeiçoado: o sangue do anelídeo ao percorrer por uma rede de finos capilares na superfície de seu corpo recebe o oxigênio e elimina o gás carbônico. ... A respiração da minhoca é cutânea, ou seja, as trocas gasosas ocorrem através da pele ao longo de todo seu corpo.
A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.
Considera-se um ciclo respiratório ou respiração, o conjunto de um movimento inspiratório, ou inspiração, com o subsequente movimento expiratório, ou expiração.