Dicas Básicas!
A deficiência auditiva moderada é a incapacidade de ouvir sons com intensidade menor que 50 decibeis e costuma ser compensada com a ajuda de aparelhos e acompanhamento terapêutico.
Deficiência auditiva é considerada como a diferença existente entre a desempenho do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989).
Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.
A deficiência auditiva é dividida em cinco graus diferentes, sendo eles:
Perda auditiva bilateral é uma perda auditiva em ambos os ouvidos. Deficiência auditiva bilateral pode ter diferentes níveis: suave, moderada, severa ou profunda. A perda auditiva bilateral pode ser causada por vários fatores no ouvido externo, médio e interno, ou uma combinação das três.
Grau leve : 35 anos de contribuição Grau moderado : 25 anos de contribuição Grau grave : 20 anos de contribuição - Regras : Avaliação médica, psicológica e social.
Essa queda isolada em uma frequência pode estar associada a um GAP (diferença maior ou igual a 15 db no limiar auditivo na via aérea e óssea) nas frequências vizinhas, mesmo estando dentro dos valores de normalidade. Além disso, devemos lembrar que a audiometria é um exame subjetivo, sujeito a erros.
O aparelho de amplificação sonora individual – AASI faz parte do processo de habilitação e ou reabilitação do individuo com perda auditiva, portanto cabe ao fonoaudiólogo avaliar, selecionar, prescrever, adaptar e acompanhar sua utilização como parte de um processo de intervenção, tendo como única preocupação promover ...
AASI é a sigla utilizada para Aparelho de Amplificação Sonora Individual, em resumo é o que chamamos simplesmente de aparelho auditivo. Um aparelho auditivo é basicamente um mini sistema de amplificação do som.
O uso do aparelho auditivo Para usar um aparelho auditivo, a pessoa precisa possuir uma audição residual. Assim, o equipamento consegue amplificar o som ambiente e da fala, facilitando o processo de escuta. Se alguém só apresenta perda em um dos ouvidos, não há necessidade de usar dois aparelhos.
Mas de maneira geral, a faixa de preço de um aparelho auditivo básico é de R$ 3.
Como solicitar aparelho auditivo pelo SUS?
Phonak
Quais são as dicas para comprar aparelho auditivo?
Antes de comprar um aparelho auditivo, fale com o seu audiologista/fonoaudiólogo estas importantes questões:
Após verificar o tipo de perda e conhecer as necessidades e o estilo de vida do paciente, a fonoaudióloga indicará o aparelho auditivo mais compatível com ele. Você pode conhecer alguns dos aparelhos da Direito de Ouvir aqui. O período de adaptação pode ser longo e exige paciência.
Phonak Naída™