Além disso, o óleo de soja é o óleo vegetal mais consumido no mundo, tendo 25% do mercado global. A área cultivada de soja na América do Sul cresceu mais que o dobro nos últimos 10 anos. A posição de maior exportador mundial da commodity é disputada acirradamente pelo Brasil, Estados Unidos e Argentina.
Como a maioria dos outros grãos, a soja contém fibras insolúveis, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (confira aqui estudos a respeito: 54, 55). Embora não sejam prejudiciais à saúde, esses efeitos colaterais podem ser desagradáveis.
Esta leguminosa contém altos níveis de ácido fítico (ou fitatos) que pode reduzir a absorção de minerais como cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco, em adultos e crianças. Consequentemente, o consumo da soja pode prejudicar a nossa saúde e crescimento.
O consumo exagerado de leite de soja pode ser prejudicial à saúde porque ele pode dificultar a absorção de minerais e aminoácidos, e contém fitoestrogênios que podem alterar o funcionamento da tireoide.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da proteína de soja, precisamos consumir a quantidade certa do alimento. De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos.
Os supostos culpados seriam os fitoestrógenos presentes na soja, substâncias estas que são muito semelhantes estruturalmente ao estrógeno, uma classe dos principais hormônios sexuais femininos. No caso da soja, os fitoestrógenos predominantes fazem parte do grupo das isoflavonas.
"Ela pode ser ingerida crua, em patês, saladas, sopas ou cozida como o feijão. Aqui no Brasil, é mais comum encontrar a soja preta em forma de farinha, que não perde nenhuma das propriedades benéficas ditas acima", esclarece.
Se for considerar a soja como alimento, ela até tem um composto de proteína bom. Isolando apenas a proteína da soja, é uma das proteínas mais completas, mas apenas isolada, o resto não serve para a gente! Tomar um shake de proteína isolada de soja, não é problema. Mas comer a soja é muito ruim.