Cem Anos de Solidão possui mais de 50 milhões de exemplares vendidos e já foi traduzido para 46 línguas diferentes. O livro se passa no vilarejo fictício de Macondo (que muita gente acredita ser inspirado na terra natal de Márquez, Aracataca) e acompanha a longa trajetória da família fundadora da cidade, os Buendía.
Gabriel García Márquez
En el diccionario castellano macondo significa árbol corpulento de la familia de las Bombacáceas, semejante a la ceiba, que alcanza de 30 a 40 m de altura.
Aracataca, Colômbia
“A consagração desse livro se deve, em grande medida, ao papel da rede intelectual latino-americana de esquerda que vinha se formando desde 1960. Além de sua qualidade literária, o sucesso se explica por ter sido publicado em uma época de grande efervescência política e literária na América Latina”, afirma.
17 de abril de 2014
Esse administrador cruel e rapace – belamente chamado alcaide de Macondo – era ninguém menos que Arcadio, o filho deixado para trás por José Arcadio na fuga com os ciganos. Mas pai e filho ignorariam até a morte seu verdadeiro parentesco. Arcadio, o filho, foi fuzilado pelos inimigos quando a maré da guerra virou.
Santa Sofía de la Piedad
19. 3ª geração – 17 Aurelianos • Os 17 Aurelianos são os 17 filhos que o Coronel Aureliano Buendía teve com 17 mulheres diferentes, todos de diferentes locais onde o coronel esteve durante as suas guerras.
Colombianos
Cidade do México
Obras de Gabriel García Márquez
17 de abril de 2014
Filipe Duarte, o ator português de 46 anos anos, que estava no ar como Gabo, o par romântico de Thelma (Adriana Esteves), em "Amor de mãe", morreu nesta sexta-feira, dia 17, de infarto. ... Com uma longa carreira no cinema, Filipe ganhou o Globo de Ouro Portugal pelo filme "A vida invisível", em 2015.
O realismo mágico é uma corrente artística, pictórica e literária da primeira metade do século XX. Também é conhecida como realismo fantástico ou real maravilhoso, sendo este último nome utilizado principalmente em castelhano. É considerada a resposta latino-americana à literatura fantástica europeia.
O realismo fantástico (ou mágico) é um estilo de literatura que mistura a realidade com elementos absurdos, objetivando chamar a atenção do leitor, causar choque, desconforto, reflexão; além de sua finalidade poética.
O termo "Realismo Fantástico" ou "Realismo Mágico" surgiu no início do século XX, ligado à pintura alemã, como veremos mais adiante. ... Encarada como uma resposta às obras da literatura fantástica europeia, a corrente artística brincava com as superstições dos povos da América Latina, reproduzindo seus mitos e lendas.
Significado de Fantástico adjetivo Cuja existência ocorre somente na imaginação; que só existe na fantasia: gastava seu tempo pensando em coisas fantásticas. ... substantivo masculino Aquilo que só ocorre na imaginação: o fantástico lhe atormentava. Etimologia (origem da palavra fantástico). Do latim phantasticus.a.um.
Quando surgiu no fim do século XVIII e início do século XIX, o gênero estava necessariamente ligado à presença do sobrenatural, a exemplo de textos com fantasmas, monstros e mortos vivos.
Características da literatura fantástica No gênero fantástico, os textos são pautados numa realidade não lógica. Ou seja, a narrativa se desenrola num mundo irreal ou universo onírico, marcado pelo absurdo, a inverossimilhança e situações e ações extraordinárias.
De acordo com os estudos de H. P. Lovecraft, o surgimento da literatura fantástica coincide com o nascimento da própria ideia de produção literária. Desde os povos primitivos, as narrativas orais já são povoadas de elementos sobrenaturais que posteriormente originam as lendas.
Literatura fantástica é um gênero literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. ...
A literatura fantástica possui narrativas fictícias em que centraliza elementos não existentes ou que não são conhecidos na realidade. ... A literatura gótica caracteriza-se por apresentar alguns elementos específicos, são eles: cenários medievais, temas e símbolos recorrentes e personagens melodramáticos.
Além da realidade improvável, as principais caraterísticas deste gênero literário são: Prevalência de uma sequência narrativa de curta duração, com um único episódio (fato) e número limitado de personagens, além do tempo e cenário reduzidos.